Efeitos avançados com partículas no FumeFX e 3ds Max

O uso de ferramentas especializadas e plugins para trabalhar com partículas e efeitos especiais é quase um padrão na indústria da animação, pois a quantidade de parâmetros e opções unida à complexidade desses efeitos faz deles o pesadelo de qualquer projeto. É graças a esse tipo de complexidade que ferramentas como o FumeFX e o Krakatoa para o 3ds Max, e outros que se integram em softwares 3d variados fazem tanto sucesso. Essas ferramentas aliadas a bons materiais podem resolver da maneira extremamente rápida problemas e animações usando partículas, fluidos e explosões.

Mas, explodir uma coisa é até relativamente simples e rápido de conseguir com poucos parâmetros. Se o objetivo for agregar elementos dispersos pelo cenário, em algo semelhante a um vortex ou redemoinho a coisa já complica. Até mesmo com o poderoso FumeFX a solução para esse tipo de problema reside no uso de um pequeno script em MAXScript que consegue realizar o efeito de maneira até simples.

O script realiza a animação exibida abaixo:

Esse tipo de animação é perfeita para vídeos relacionados com material científico ou mesmo para representar gases sendo sugados. O script para 3ds Max e FumeFX pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço.

O FumeFX é uma das ferramentas mais usadas em termos de efeitos com partículas e fluidos para o 3ds Max, pois a versatilidade e qualidade das suas animações é realmente de impressionar. Para quem nunca trabalhou com a ferramenta ou teve a oportunidade de conhecer o seu funcionamento, o vídeo abaixo demonstra de maneira breve alguns dos possíveis efeitos que podem ser criados com o FumeFX e os principais parâmetros.

Para completar o artigo e aprender um pouco mais ainda sobre animação com o 3ds Max e o FumeFX, o próximo vídeo mostra como é possível criar o efeito de fumaça gerada pelo atrito de um pneu girando em altas rotações. Esse tipo de efeito é bem comum em animações ou produções envolvendo carros, e pode ser reproduzido até com facilidade com o FumeFX.

Além de aprender o processo de integração entre as ferramentas o autor do vídeo ainda demonstra o processo de animação e ajuste na animação de rotação dos objetos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Efeitos avançados com partículas no FumeFX e 3ds Max”

  1. Legal esse FumeFx, nunca tinha ouvido falar. Ele é um programa independente ou um aplicativo que roda junto com outros softwares (como o yafaray por exemplo)?

  2. Allan, estava vendo seu tutorial e gostei, mas só uma dúvida.

    Qual é aquela ferramenta que você usa para fazer com que o Object Source gire junto com o pneu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *