O uso de ferramentas especializadas e plugins para trabalhar com partículas e efeitos especiais é quase um padrão na indústria da animação, pois a quantidade de parâmetros e opções unida à complexidade desses efeitos faz deles o pesadelo de qualquer projeto. É graças a esse tipo de complexidade que ferramentas como o FumeFX e o Krakatoa para o 3ds Max, e outros que se integram em softwares 3d variados fazem tanto sucesso. Essas ferramentas aliadas a bons materiais podem resolver da maneira extremamente rápida problemas e animações usando partículas, fluidos e explosões.

Mas, explodir uma coisa é até relativamente simples e rápido de conseguir com poucos parâmetros. Se o objetivo for agregar elementos dispersos pelo cenário, em algo semelhante a um vortex ou redemoinho a coisa já complica. Até mesmo com o poderoso FumeFX a solução para esse tipo de problema reside no uso de um pequeno script em MAXScript que consegue realizar o efeito de maneira até simples.

O script realiza a animação exibida abaixo:

Esse tipo de animação é perfeita para vídeos relacionados com material científico ou mesmo para representar gases sendo sugados. O script para 3ds Max e FumeFX pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço.

O FumeFX é uma das ferramentas mais usadas em termos de efeitos com partículas e fluidos para o 3ds Max, pois a versatilidade e qualidade das suas animações é realmente de impressionar. Para quem nunca trabalhou com a ferramenta ou teve a oportunidade de conhecer o seu funcionamento, o vídeo abaixo demonstra de maneira breve alguns dos possíveis efeitos que podem ser criados com o FumeFX e os principais parâmetros.

Para completar o artigo e aprender um pouco mais ainda sobre animação com o 3ds Max e o FumeFX, o próximo vídeo mostra como é possível criar o efeito de fumaça gerada pelo atrito de um pneu girando em altas rotações. Esse tipo de efeito é bem comum em animações ou produções envolvendo carros, e pode ser reproduzido até com facilidade com o FumeFX.

Além de aprender o processo de integração entre as ferramentas o autor do vídeo ainda demonstra o processo de animação e ajuste na animação de rotação dos objetos.