Tutorial Blender: Modelagem de travesseiro usando o Cloth

A criação de objetos ou modelos com superfícies irregulares é um desafio para qualquer artistas 3d, pois é muito mais simples criar objetos com superfícies regulares e bem definidas. Quando o escopo da modelagem envolve elementos irregulares, ou mesmo materiais como sujeira, a coisa costuma complicar. Por exemplo, a modelagem de objetos simples como travesseiros e almofadas é geralmente resolvida com a mescla de ferramentas de modelagem poligonal, e um pouco do módulo de escultura para trabalhar as imperfeições do tecido desse tipo de superfície.

Mas, e se houver uma maneira mais rápida e prática de criar esse tipo de modelo 3d? Um artista e usuário do Blender chamado Rémi publicou um vídeo demonstrando como criar esse tipo de objeto usando apenas o Cloth do Blender. Esse é o vídeo:

How to create a pillow in few seconds (Blender 2.49) from Rémi on Vimeo.

A técnica é extremamente simples e envolve a criação de um modelo 3d simples que é transformado usando as simulações físicas do Blender. O processo envolve acionar a simulação para fazer com que o objeto sofra colisão e deformação pelo impacto e se fique com a forma de um travesseiro. Com isso, podemos trabalhar a modelagem e adição de detalhes usando ferramentas de transformação poligonal ou os próprios materiais do Blender, com mapas de Displacement ou Normal.

Como o resultado é uma superfície de tecido lisa e com poucos ou nenhum detalhe, o resultado precisa ser melhorado com as ferramentas de escultura ou texturas do Blender. Caso contrário, todos os travesseiros criados com a técnicas ficariam iguais. Esse tipo de técnica ilustra bem o uso de ferramentas destinadas para animação e simulações físicas na modelagem de objetos, que até então precisavam de diversas intervenções usando Lattices e outros modificadores.

Os artistas que trabalham com design de interiores e outros tipos de modelagem envolvendo a criação desse tipo de objetos, principalmente com tecidos, deve aproveitar bastante esse tipo de técnica. Por exemplo, na criação de almofadas para sofás ou poltronas o procedimento pode ser integralmente aproveitado para gerar as superfícies de tecido.

Agora é só começar a criar diversos designs de travesseiros e almofadas para inserir em cenas ou projetos de design para interiores, e criar ambientes mais realistas e compor mobiliário.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial Blender: Modelagem de travesseiro usando o Cloth”

  1. bom dia dia gostaria de baixar este programa como fazer?

  2. Boa tarde,

    meu nome é Alison, sou engenheiro eletricista , e professor no Senai e no Centro Paula Souza, e estou empressionado com o Blender, tenho muito o que aprender sobre esse software, sou um apaixonado por software livres, e incentivo meus alunos a buscar esse tipo de opção, ministro aulas de linguagem de programação c++, entre outras.ja adiquiri 2 publicações sua, por sinal gostei muito.

    Gostaria de saber qual seria o grande desafio de ciolocar um game online com esse tipo de software, ou qualquer outro tipo de interação online.

    Grato

  3. Bom dia a todos, meu nome é Sergio. Sou um autodidata na aprendizagem 3d, sempre buscando aprender e melhorar a técnica de modelagem, materiais e render. Fiquei impressionado com alguma imagens do blender, mas ainda estou com dúvidas sobre a renderização. Estou aprendendo atualmente o 3ds max 10, e paralelamente o Blender. Por favor, gostaria de mais tutoriais sobre renderização no blender para tentar fazer aquelas imagens realistas. Desde já agradeço a todos e especialmente a Allan Brito.

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