Clicky

Comparando o Render com VRay RT na GPU e CPU para arquitetura

O uso de sistemas baseados em GPU está crescendo a cada dia e em pouco tempo deve se tornar o padrão na indústria de computação gráfica, pois o conceito de multicores é levado ao extremo com esse tipo de hardware. Basta consultar a documentação das últimas placas de vídeo lançadas pela NVidia e ATI para descobrir que esses equipamentos contam com mais de 400 núcleos. Até mesmo placas mais antigas como a GeForce 9800 apresentam mais de 100 núcleos que podem ser usados para renderização de cenas. Devido a esse tipo de fenômeno, as empresas que mantém esses softwares investem pesado na criação de versões baseadas em GPU dos seus renderizadores.

Temos casos como o VRay RT, FryRender, mental ray e outros softwares que ganharam versões baseadas em GPU. Mas, será que esse tipo de software é realmente rápido? Como seria uma comparação entre um render realizado com CPUs e GPUs? Caso você tenha curiosidade em conhecer as diferenças de performance, nesse link é possível comparar o VRay RT usando GPU e o VRay RT usando CPU. As comparações foram realizadas com cenas de nível médio e também as mais complexas.

vray-rt-comparando-cpu-gpu.jpg

O tempo de render para cada uma das cenas foi bem parecido de maneira a testar o desempenho e nível de qualidade que cada render consegue atingir. O hardware usado nos projetos também é bem parecido, com a ênfase na GPU usada nas cenas que aproveitam essa tecnologia, com uma GeForce GTX 480.

O veredicto?

Em todas as imagens a qualidade atingida com o uso do render baseado apenas em GPU é evidentemente mais limpo, e sem o efeito de granulação característico de imagens que ainda estão sendo renderizadas. Isso é uma amostra de como essa tecnologia pode ajudar e melhorar e reduzir o tempo de render em cenas complexas. O único problema da tecnologia é que as placas que realmente podem fazer a diferença, ainda tem alto custo em relação as CPUs e podem encarecer a criação de workstations.

Os softwares livres e o Blender devem receber em breve uma versão usando GPU do LuxRender, o que pode trazer esse tipo de tecnologia e velocidade de render para uma quantidade maior de usuários e projetos, inclusive em plataformas diferentes do Windows.

2017-04-11T10:27:48+00:00 By |VRay|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Sérgio Fernando 06/07/2013 em 11:36 am

    Bom dia!
    Bom a muito tempo venho com essa duvida que acho que esse seu artigo me deu uma luz mas não custa nada perguntar, pq trabalho com maquete eletrônica já a algum tempo e tenho um PC com um i7 3770, uma quadro 2000 e 12gb ram, mas mesmo esse processador sendo ótimo com a experiência o trabalho aumenta a qualidade e consequentemente mais pesadas focam as cenas então meu último trabalho umas das imagens demorou 3h que acho um tempo alto então minha dúvida é troco esse processador por um da nova geração ou pro um com mais núcleos como o i7 3960x que se for pensar custa o mesmo que uma gtx 690 o que vc me recomenda? Não tem ninguém no meu ciclo de amizade que tenha uma placa dessa que eu possa testar nao vejo nada muito concreto sobre isso então se compro e não é o que espero eu jogo dinheiro fora, a nvidia tesla realmente seria o ideal pois vejo vídeos demonstrativos mas eles sempre usam mais de 2 na demonstração coisa irreal pra minha.
    Então o que vc faria no meu caso? Uso 3ds Max 2013 e vray.

  2. Sergio Fernando 07/07/2013 em 12:26 pm

    Bom mestre o que vc faria no meu caso para trabalhar com maquete eletrônica e V-ray do 3ds Max, investiria em um processador i7 3970x ou iria com uma Gtx 690 que são quase do mesmo valor eu tenho um i7 3770, quadro 2000 e 12gb ram, ou até mesmo faria outra configuração dessa sem a quadro e montasse um server, estou bastante confuso pois a cada dia que passa o trabalho da gente evolui, as cenas ficam melhores e o tempo de render vai só aumentando, o que vc me fala da nvidia tesla é o sonho mesmo ou ainda é só valor sem ganho, pois vejo muito sobre mas vejo sempre maquinas com 3 ou 4 teslas trabalhando coisa que ta fora da minha realidade.
    Por favor veja com carinho que sei que vc tem pois tem muita gente com essa duvida e que não tem meios para testar.
    Obrigado.

  3. Ro 21/03/2017 em 2:36 am

    Gostaria de informações sobre por que a quadro k2200 da problema no uso da GPU com os softwares Vray SketchUp e 3dSMax? Obrigado

Deixar Um Comentário