A revista online e gratuita especializada em computação gráfica e Blender, acabou de ter mais um número publicado no início dessa semana. A BlenderArt é uma publicação especializada em assuntos gerais de computação gráfica, e sempre divide as atenções da parte teórica da computação gráfica com diversos tutoriais e artigos com dicas sobre o uso do Blender. Sempre como acontece com todos os números da revista, existe um tema que direciona os artigos e material publicado. Nesse número o tema escolhido foi “Shadow Showdown”, que podemos entender como experiências e truques usando apenas luz e sombra.

Isso acaba resultando em diversos artigos e tutoriais sobre o uso e configuração de iluminação com o Blender!

blenderart27.jpg

Como é costume com esse tipo de revista, resolvi criar um pequeno sumário com os artigos da revista:

  • Dicas para trabalhar com sombras: Esse primeiro artigo da revista apresenta dicas de como podemos manipular e ter controle sobre a projeção de sombra nos objetos.
  • Ambient Occlusion: Se você nunca entendeu ao certo como funciona e a utilidade do Ambient Occlusion, esse artigo explica em detalhes o funcionamento dessa técnica.
  • Mesh Lights: Como usar objetos que emitem energia luminosa em uma cena? Essa é a pergunta respondida nesse artigo que já usa as opções do Blender 2.50.
  • Studio Pack Shot: Aqui temos uma excelente introdução ao mais usado sistema de iluminação para apresentar produtos e objetos, a chamada iluminação de estúdio.
  • Criando o Robbie the Robot: Esse é o único artigo que não segue o tema principal, pois o objetivo é modelar e criar um robô.
  • Usando luzes com texturas: Como podemos usar luzes associadas com texturas para melhorar e contextualizar uma cena? Aprenda como fazer isso nesse artigo.
  • Iluminando a cena The Vault: Making of de uma cena relativamente difícil de iluminar, pois não apresenta nenhuma abertura para entrada de luz natural.
  • Dicas de como resolver problemas com iluminação: O último e talvez mais importante artigo da revista lista diversas dicas interessantes sobre como resolver problemas de iluminação em projetos. Para quem sente dificuldade nesse tipo de tarefa, o texto tem dicas excelentes.

Para fazer o download da revista BlenderArt 27 visite esse endereço e comece a estudar mais sobre o processo de iluminação e sombras com o Blender. Parece que o web site da revista está offline, mas você ainda pode consultar o material online no issuu.