Os rumores sobre uma versão do AutoCAD que estaria sendo desenvolvida para a plataforma Mac parecem que agora começam a tomar mais forma e veracidade. Até alguns dias atrás esse tipo de notícia era baseada em pistas reunidas por usuários do AutoCAD que perceberam mudanças e ajustes no comportamento da Autodesk, como comento nesse artigo sobre o AutoCAD 2011 para Mac OS X. Coisas como a existência de um sistema de ajuda baseado em documentos web e não mais o famoso chm, que é acessível apenas em Windows. Isso mostraria que essa versão do AutoCAD teria um sistema de ajuda universal, como já faz a Adobe.

Era apenas um rumor, quando um web site especializado em Mac da Itália publicou que teve acesso a informações entre beta testers da Autodesk, que o software já estava sendo testado. O próprio web site conseguiu imagens do software rodando no Os X e que depois acabou se transformando em vídeo! O vídeo abaixo mostra um pouco do AutoCAD 2011 Beta rodando nativamente em Mac OS X:

Como é possível perceber pelo material, o software como um todo ainda está muito simplificado e não deve ser lançado comercialmente nem tão cedo. Até mesmo a interface Ribbon característica do AutoCAD desde a versão 2009, ainda não está presente. Outro ponto interessante são os painéis flutuantes, lembrando muito o sistema de janelas usado pelo GIMP.

Quando a veracidade do vídeo, até agora a Autodesk não se pronunciou ou comentou o caso, mas se o vídeo for confirmado, será uma excelente notícia para os fãs do AutoCAD que não migram para a plataforma da Apple, pela inexistência do software para o OS X. Mesmo com diversas opções mais poderosas e direcionadas para arquitetura no Mac, como o VectorWorks e o ArchiCAD, muita gente ainda se sente confortável desenvolvendo seus projetos no AutoCAD.

Agora é só aguardar até que a Autodesk se pronuncie e confirme o desenvolvimento de uma versão do AutoCAD 2011 para o Mac OS X. Por enquanto, AutoCAD no Mac só rodando com o VM Ware Fusion ou Parallels, que não é a melhor solução em termos de performance, mas resolve.