A edição de imagens e fotografias é quase que uma regra no mercado publicitário e entre os fotógrafos profissionais, pois nem sempre as condições em que a imagem ou objetos da fotografia foram capturados atendem aos objetivos do projeto. Por isso, sempre vemos referências as supostas edições e retoques em imagens realizadas em softwares como o Photoshop. Esse tipo de edição de imagens é trabalho par artistas habilidosos e algumas horas de trabalho, para conseguir ajustar os objetos ou modelos no computador. Com a aproximação da Siggraph 2010, alguns dos artigos científicos que abordam edição de imagens estão sendo divulgados na internet, sendo que um desses artigos lida exatamente com a edição e ajuste de imagens paramétricas do corpo humano.

O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores de universidades em Hong Kong, China e Israel propõe o uso de uma mescla de modelagem 3d e redimensionamento de imagens, para conseguir alterar a aparência das pessoas com base no peso e altura. O artigo científico com a descrição completa do procedimento pode ser encontrada nesse endereço.

O vídeo abaixo demonstra o uso do algoritmo desenvolvido na pesquisa em fotografias:

No vídeo podemos acompanhar que o procedimento descrito no vídeo usa uma mescla de remodelagem do corpo humano com base em modelos 3d, criados sobre uma fotografia ou imagem e o algoritmo fica responsável pela edição e redimensionamento proporcional da imagem. Ainda existem alguns pequenos problemas nas deformações dos objetos, como o movimento dos pixels localizados logo ao redor dos objetos modificados. Fora esse pequeno problema, o sistema já se mostra muito eficiente na transformação das medidas do corpo humano com proporção. Seria esse um prelúdio para o Body-Aware Scale de um Photoshop CS6 ou GIMP?

Esse é um recurso que por enquanto não está prometido para nenhum editor de imagens em especial, mas as interfaces exibidas pelo vídeo deixam claro que o mesmo é aplicado de alguma forma no Photoshop. Com esse tipo de recurso será possível fazer análises e planejamento de cirurgias e outras intervenções estéticas com o auxílio do computador, usando apenas alguns parâmetros simples.

Depois dessa demonstração, o software que adotar o sistema deve ser presença obrigatória em academias ou clinicas de cirurgia plástica. Assim, as pessoas devem se animar mais para fazer regime ou sempre parecer “em forma” nas fotografias.

O artigo será apresentado durante a Siggraph 2010.