A animação de personagens envolve diversos desafios e pequenos problemas que devem ser resolvidos ao longo do processo, como é o caso da animação facial. Esse tipo de animação é extremamente complexa e pode colocar em risco o trabalho bem desenvolvido com o personagem como um todo. O problema com esse tipo de animação é a quantidade e escala dos objetos que devem ser animados com esse tipo de animação. Para ter uma idéia de como isso pode ser complicado, tente parar na frente de um espelho e associe as suas expressões faciais com os movimentos dos músculos na sua face.

Depois de pouco tempo fica fácil perceber como esse tipo de deformação para animação é complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse tipo de procedimento, existe um tipo de ferramenta disponível na maioria dos softwares 3d, mesmo que com nomes diferentes, chamado de Morph Target. Com esse tipo de ferramenta, podemos criar as diversas expressões usadas durante a animação e atribuir uma porcentagem de quanto o personagem deve ter daquela face.

O tutorial abaixo mostra como esse tipo de ferramenta funciona no 3ds Max:

No vídeo podemos perceber que existe um personagem que deve receber animação facial, e o artista organizou diversas expressões do mesmo modelo 3d já com as deformações. Esses modelos 3d recebem um nome que fica listado na ferramenta de Morph Target. Assim que um desses modelos 3d listados na ferramenta sofre uma alteração na porcentagem de influência, o modelo original sofre as alterações e deformações necessárias para representar a expressão.

Com essa técnica é possível reproduzir drasticamente o tempo necessário para criar animações faciais, que demandam tempo e muita habilidade artística do animador. Essa animação acaba sendo um divisor de águas para animadores iniciantes, pela dificuldade e complexidade na sua execução. Isso que não estamos falando sobre a sincronia entre as expressões e os diálogos dos personagens. Nesse caso, temos que adicionar os fonemas dos diálogos na lista usada para controlar as alterações. Isso acaba aumentando significativamente a lista de expressões.

Se você pretende trabalhar com animação de personagens, recomendo tentar estudar e praticar a criação de expressões usando essa técnica para ter uma idéia de como funciona o Morph Target no software 3d que você usa.