Tutorial de modelagem com Maya 2011: Criando uma roda

Já faz um bom tempo desde a última vez que publiquei um tutorial sobre modelagem ou qualquer coisa relacionada com o Maya. Dessa vez encontrei um longo e detalhado tutorial de modelagem, usando o novo Maya 2011 e que pode ser aproveitado por outros artistas 3d. Apesar do Maya ter grande aplicação em projetos de grande porte, o mesmo acaba tento pouca penetração em estúdios de pequeno e médio porte, devido ao seu custo e escassez de mão-de-obra. É muito difícil encontrar equipes de pessoas especializadas, ou que tenham conhecimentos necessários para trabalhar com a ferramenta.

No tutorial que encontrei, podemos acompanhar o processo completo de modelagem de uma roda esportiva de carro, que é criada usando as tradicionais técnicas de modelagem poligonal. O vídeo está dividido em dez partes, perfazendo mais de uma hora de material sobre o Maya 2011.

O processo de criação do modelo 3d é simples, mas requer disciplina e o uso correto das ferramentas de modelagem por subdivisão. Como é comum nesse tipo de projeto, o autor do vídeo usa como referência para a modelagem uma foto de roda. É usando a referência dessa fotografia que ele consegue criar os elementos do modelo 3d sem nenhum tipo de informação numérica.

Os primeiros vídeos abordam a criação da base desse modelo 3d, usando apenas uma estrutura simples, e depois do sexto vídeo o autor se dedica a adicionar detalhes pequenos no modelo 3d. Para quem nunca usou o Maya para trabalhos de modelagem 3d, essa é uma excelente oportunidade de aprender como ele pode criar objetos baseados em polígonos. Os usuários do Maya podem conhecer e verificar as diferenças para a versão 2011.

No caso dos outros usuários e artistas 3d, o segredo para aproveitar esse material é usar as mesmas técnicas apresentadas no vídeo, e que estão presentes na maioria dos softwares e reproduzir o modelo no seu software preferido. Por exemplo, todos os softwares 3d apresentam opções para criar extrude, transformações e manipular polígonos. A única coisa que você precisa é uma fotografia de roda e um pouco de paciência para assistir aos dez vídeos dessa coleção de tutoriais.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial de modelagem com Maya 2011: Criando uma roda”

  1. boa tarde brito gostaria de saber se voce sabe site de tutoriais
    do maya em video

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