A modelagem 3d de objetos que apresentam padrões de repetição estão entre os mais simples e rápidos de criar usando opções como o Array do Blender. Esse princípio de objetos repetitivos é muito comum em ambientes como a modelagem para arquitetura e o desenvolvimento de cenários para jogos, em que temos a presença disso em painéis nas paredes ou mesmo no piso, com blocos de concreto ou madeira. Se você nunca teve a oportunidade ou necessidade de criar um modelo 3d semelhante a esse, um artista e usuário do Blender publicou um excelente tutorial no fórum Blenderartists, mostrando como criar uma tela de arame. O resultado final do tutorial pode ser visualizado na imagem abaixo:

blender-tutorial-modelagem-cerca.jpg

A técnica é simples, mas pode dar origem a um infinito número de modelos 3d para aproveitar em cenários ou visualização para arquitetura. O objeto criado nesse tutorial não é comum em projetos de visualização, pois o mesmo é mais usado em áreas industriais ou espaços urbanos que geralmente não são objeto de trabalho de profissionais em visualização.

O segredo para conseguir a forma da tela é criar um pequeno modelo 3d que chamamos de padrão, que será usado como base para a cópia dos objetos. A criação do modelo 3d deve considerar as ligações criadas pelo modificador Array e já preparar o mesmo para as conexões com as futuras cópias. Depois que esse modelo 3d é criado, fica simples adicionar um modificador do tipo Array e criar cercas com qualquer tamanho. O mesmo procedimento pode ser usado para criar estruturas metálicas ou madeiramento. o único requisito nesse caso é planejar a criação do melhor perfil para o modelo 3d desejado.

Essa técnica mostra que o segredo para conseguir elaborar esse tipo de modelo 3d é o uso correto e inteligente das opções já existentes do Blender, como o próprio Array. Mas, para acelerar o processo é interessante tentar organizar padrões que podem ser usados em outros projetos ou modelos 3d, para ter a flexibilidade suficiente de ajustar essas formas e conseguir modelos 3d diferentes. Sempre que você tiver um tempo livre, tente criar um padrão como esse da tela de arame.