Modelando uma tela de arame no Blender

A modelagem 3d de objetos que apresentam padrões de repetição estão entre os mais simples e rápidos de criar usando opções como o Array do Blender. Esse princípio de objetos repetitivos é muito comum em ambientes como a modelagem para arquitetura e o desenvolvimento de cenários para jogos, em que temos a presença disso em painéis nas paredes ou mesmo no piso, com blocos de concreto ou madeira. Se você nunca teve a oportunidade ou necessidade de criar um modelo 3d semelhante a esse, um artista e usuário do Blender publicou um excelente tutorial no fórum Blenderartists, mostrando como criar uma tela de arame. O resultado final do tutorial pode ser visualizado na imagem abaixo:

blender-tutorial-modelagem-cerca.jpg

A técnica é simples, mas pode dar origem a um infinito número de modelos 3d para aproveitar em cenários ou visualização para arquitetura. O objeto criado nesse tutorial não é comum em projetos de visualização, pois o mesmo é mais usado em áreas industriais ou espaços urbanos que geralmente não são objeto de trabalho de profissionais em visualização.

O segredo para conseguir a forma da tela é criar um pequeno modelo 3d que chamamos de padrão, que será usado como base para a cópia dos objetos. A criação do modelo 3d deve considerar as ligações criadas pelo modificador Array e já preparar o mesmo para as conexões com as futuras cópias. Depois que esse modelo 3d é criado, fica simples adicionar um modificador do tipo Array e criar cercas com qualquer tamanho. O mesmo procedimento pode ser usado para criar estruturas metálicas ou madeiramento. o único requisito nesse caso é planejar a criação do melhor perfil para o modelo 3d desejado.

Essa técnica mostra que o segredo para conseguir elaborar esse tipo de modelo 3d é o uso correto e inteligente das opções já existentes do Blender, como o próprio Array. Mas, para acelerar o processo é interessante tentar organizar padrões que podem ser usados em outros projetos ou modelos 3d, para ter a flexibilidade suficiente de ajustar essas formas e conseguir modelos 3d diferentes. Sempre que você tiver um tempo livre, tente criar um padrão como esse da tela de arame.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Modelando uma tela de arame no Blender”

  1. Seria um AllanBrado do Allanbrito?!?!?!?!!?

    Putz! essa foi horrível mas tinha que soltar!

    Muito show a indicação Allan, já fiz o meu!

  2. tem uma maneira simples de fazer essa tela. digo tipo uma maquina manual… obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *