O estudo das técnicas e melhores práticas para conseguir criar e dominar a modelagem 3d, envolve a observação criteriosa de outros modelos 3d e muita prática. Esse tipo de comportamento e conduta é fundamental para qualquer artista que almeje conseguir elaborar modelos 3d complexos. As pessoas que já tem algum tipo de habilidade artística para o desenho já começam com um pouco de vantagem nessa corrida, pois elementos como o domínio das proporções e anatomia de personagens humanóides não é de totalmente estranha para essas pessoas. Se você ainda está aprendendo a modelar e trabalhar com criação de formas orgânicas como personagens virtuais, um excelente recurso foi publicado no web site do Fernando Reinicke.

Esse recurso nada mais é que um personagem completo e gratuito para download, criado no Blender e que pode ser usado para diversos fins, sendo que o mais indicado nessa situação é o seu aproveitamento como material de estudo. O personagem se chama The MeshMan sendo um tipo de super-herói que pode sofrer adaptações e se encaixar em diversos contextos.

personagem-gratuito-download.jpg

O personagem pode ser copiado junto com um arquivo PDF que explica em detalhes as suas partes e possibilidades de personalização. Para os que ficarem animados em demasia com o download, é importante lembrar que apesar de ser gratuito o uso desse modelo 3d deve respeitar a licença estipulada pelo autor, que é a Creative Commons 2.5. Se você não faz a menor idéia do que isso significa, a licença diz em poucas palavras que você pode usar o modelo 3d para quaisquer fins, inclusive fazer adaptações e novos modelos, contanto que:

  • Atribua a autoria do modelo ao autor original
  • Não use o trabalho em projetos com objetivo de retorno financeiro
  • Qualquer projeto criado com o personagem, deve ser distribuído usando a mesma licença

Já fiz o download do modelo 3d e posso dizer que é um excelente exemplo de topologia aplicado em modelagem orgânica, que demonstra muito bem a qualidade do trabalho de modelagem para personagens do Reinecke.

Para quem não conhece, o Fernando Reinicke é o autor do livro sobre modelagem de personagens com Blender 3D. Essa é uma excelente referência para modelagem tanto com o Blender como para outras ferramentas, pois a técnica de modelagem poligonal abordada no livro pode ser facilmente adaptada para outras ferramentas 3d.