Download gratuito de personagem 3d no Blender

O estudo das técnicas e melhores práticas para conseguir criar e dominar a modelagem 3d, envolve a observação criteriosa de outros modelos 3d e muita prática. Esse tipo de comportamento e conduta é fundamental para qualquer artista que almeje conseguir elaborar modelos 3d complexos. As pessoas que já tem algum tipo de habilidade artística para o desenho já começam com um pouco de vantagem nessa corrida, pois elementos como o domínio das proporções e anatomia de personagens humanóides não é de totalmente estranha para essas pessoas. Se você ainda está aprendendo a modelar e trabalhar com criação de formas orgânicas como personagens virtuais, um excelente recurso foi publicado no web site do Fernando Reinicke.

Esse recurso nada mais é que um personagem completo e gratuito para download, criado no Blender e que pode ser usado para diversos fins, sendo que o mais indicado nessa situação é o seu aproveitamento como material de estudo. O personagem se chama The MeshMan sendo um tipo de super-herói que pode sofrer adaptações e se encaixar em diversos contextos.

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O personagem pode ser copiado junto com um arquivo PDF que explica em detalhes as suas partes e possibilidades de personalização. Para os que ficarem animados em demasia com o download, é importante lembrar que apesar de ser gratuito o uso desse modelo 3d deve respeitar a licença estipulada pelo autor, que é a Creative Commons 2.5. Se você não faz a menor idéia do que isso significa, a licença diz em poucas palavras que você pode usar o modelo 3d para quaisquer fins, inclusive fazer adaptações e novos modelos, contanto que:

  • Atribua a autoria do modelo ao autor original
  • Não use o trabalho em projetos com objetivo de retorno financeiro
  • Qualquer projeto criado com o personagem, deve ser distribuído usando a mesma licença

Já fiz o download do modelo 3d e posso dizer que é um excelente exemplo de topologia aplicado em modelagem orgânica, que demonstra muito bem a qualidade do trabalho de modelagem para personagens do Reinecke.

Para quem não conhece, o Fernando Reinicke é o autor do livro sobre modelagem de personagens com Blender 3D. Essa é uma excelente referência para modelagem tanto com o Blender como para outras ferramentas, pois a técnica de modelagem poligonal abordada no livro pode ser facilmente adaptada para outras ferramentas 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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