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Tutorial modelagem 3ds Max: Criando um carro em lowpoly

A modelagem de objetos 3d usando técnicas de detalhamento e seguindo todas referências dos objetos já representa um grande desafio, pois dependendo do alvo da modelagem 3d, a quantidade de detalhes e pequenos objetos pode tornar o processo bem demorado. Fora a modelagem com grande nível de detalhes, que é geralmente usada em projetos envolvendo efeitos especiais ou mesmo anúncios publicitários, existe a chamada modelagem com poucos polígonos, conhecida também por modelagem lowpoly. Com esse tipo de modelagem é possível representar praticamente qualquer objeto usando números reduzidos de polígonos para otimizar a performance dos softwares 3d ou acelerar a modelagem.

Na grande maioria dos casos esse tipo de modelo 3d é aplicado em projetos de jogos, fazendo uso dos poucos polígonos para inserir o objeto em ambientes de render em tempo real. Mesmo com a crescente evolução das GPUs, ainda é prudente reduzir o número de polígonos para esse tipo de projeto.

Se você nunca tentou criar nada relacionado com modelagem lowpoly, encontrei um excelente e detalhado tutorial de modelagem que cria um Ford Fiesta em 3d, usando as técnicas de modelagem poligonal do 3ds Max. O autor conseguiu reduzir o tempo total de modelagem para aproximadamente 50 minutos e acelerou a gravação do vídeo para 10, assim podemos acompanhar o processo de criação.

Modeling a low poly car in under an hour from Henk van der Velden on Vimeo.

O maior desafio desse tipo de modelagem está relacionado com as formas que devem ser representadas e omitidas na modelagem, pois muita coisa deve aparecer apenas na volumetria para ser representada depois com texturas. O artista deve decidir o que aparece ou não na topologia principal do objeto.

Com o tutorial e a técnica universal da modelagem poligonal é possível trabalhar com o mesmo objeto 3d, usando poucos polígonos em praticamente qualquer software 3d, pois como você vai perceber ao assistir o tutorial, basicamente a técnica consiste no posicionamento estratégico de faces e outros elementos simples como edge loops, para compor o objeto 3d.

Para começar a modelagem é recomendável conseguir uma imagem ou fotografia do objeto a ser modelado, pelo menos em duas vistas diferentes como é o caso desse mesmo tutorial. Assim você pode se concentrar apenas na parte do ajuste e posicionamento com base em proporções.

2017-04-11T10:27:41+00:00 By |3ds max, Modelagem 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Henk van der Velden 04/06/2010 em 10:19 am

    Thank you so much for featuring my video in your article, it was just a few days ago when I noticed my video view had sky rocketed and I had no idea where that was coming from, after some googling I found your site!

    I hope people will learn from the proces went through and hopefully do it better because this was my third low poly car I ever did 🙂

    If there are any video requests I’d be happy to apply!

  2. Allan Brito 07/06/2010 em 4:56 pm

    No problem!

    Congratulations for the great tutorial.

    Cheers.

  3. Nichollas 05/10/2010 em 11:47 pm

    where can i take the picture at the background..

    sorry about the english, im brasilian!

    😀

  4. Jaedson 07/05/2015 em 11:04 pm

    Nossa, é todo mundo aqui postando comentário em inglês, mas de toda forma parabéns pela publicação, o vídeo realmente mostra o que deve ser priorizado em uma modelagem low-poly.

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