A modelagem de objetos 3d usando técnicas de detalhamento e seguindo todas referências dos objetos já representa um grande desafio, pois dependendo do alvo da modelagem 3d, a quantidade de detalhes e pequenos objetos pode tornar o processo bem demorado. Fora a modelagem com grande nível de detalhes, que é geralmente usada em projetos envolvendo efeitos especiais ou mesmo anúncios publicitários, existe a chamada modelagem com poucos polígonos, conhecida também por modelagem lowpoly. Com esse tipo de modelagem é possível representar praticamente qualquer objeto usando números reduzidos de polígonos para otimizar a performance dos softwares 3d ou acelerar a modelagem.

Na grande maioria dos casos esse tipo de modelo 3d é aplicado em projetos de jogos, fazendo uso dos poucos polígonos para inserir o objeto em ambientes de render em tempo real. Mesmo com a crescente evolução das GPUs, ainda é prudente reduzir o número de polígonos para esse tipo de projeto.

Se você nunca tentou criar nada relacionado com modelagem lowpoly, encontrei um excelente e detalhado tutorial de modelagem que cria um Ford Fiesta em 3d, usando as técnicas de modelagem poligonal do 3ds Max. O autor conseguiu reduzir o tempo total de modelagem para aproximadamente 50 minutos e acelerou a gravação do vídeo para 10, assim podemos acompanhar o processo de criação.

Modeling a low poly car in under an hour from Henk van der Velden on Vimeo.

O maior desafio desse tipo de modelagem está relacionado com as formas que devem ser representadas e omitidas na modelagem, pois muita coisa deve aparecer apenas na volumetria para ser representada depois com texturas. O artista deve decidir o que aparece ou não na topologia principal do objeto.

Com o tutorial e a técnica universal da modelagem poligonal é possível trabalhar com o mesmo objeto 3d, usando poucos polígonos em praticamente qualquer software 3d, pois como você vai perceber ao assistir o tutorial, basicamente a técnica consiste no posicionamento estratégico de faces e outros elementos simples como edge loops, para compor o objeto 3d.

Para começar a modelagem é recomendável conseguir uma imagem ou fotografia do objeto a ser modelado, pelo menos em duas vistas diferentes como é o caso desse mesmo tutorial. Assim você pode se concentrar apenas na parte do ajuste e posicionamento com base em proporções.