Clicky

Tutorial Photoshop: Retocando uma fotografia para publicidade

A arte de editar e retocar fotografias requer não apenas o conhecimento técnico da pessoa envolvida na tarefa braçal de trabalhar a imagem, como um olho clínico para encontrar detalhes e partes da imagem que precisam ser melhoradas. Nas minhas aulas sobre Photoshop reparo que a maioria dos alunos acaba se focando apenas nas ferramentas do software, deixando de lado a parte artística do processo e com isso ficam limitados em conhecer o funcionamento de camadas, máscaras e dos variados tipos de pincéis. Esse é o tipo de conhecimento que se adquire de maneira relativamente fácil com livros e assistindo tutoriais. Mas, existe outro tipo de conhecimento que dificilmente acaba se adquirindo com esse tipo de material técnico, que é o senso crítico para avaliar imagens.

Nesse tipo de processo, independente se o software usado no projeto é o Photoshop ou uma ferramenta 3d, a experiência e análise do artista acaba fazendo a diferença. O vídeo que vou mostrar nesse artigo é um exemplo de como a edição de uma imagem para o mercado publicitário, pode muito bem demandar muito desse tipo de conhecimento dos artistas digitais. No vídeo, o autor pega a fotografia de uma modelo e vai retocar a imagem de maneira a melhorar a sua apresentação, e remover as imperfeições.

Aos olhos de qualquer pessoa com menos experiência, a imagem não precisaria de muitos ajustes. Mas, esse processo que veremos em forma acelerada é o resumo de uma hora e meia de trabalho.

Model Transformation: Photoshop Time-lapse from Kert Gartner on Vimeo.

Para as pessoas que nunca tiveram oportunidade de acompanhar uma edição de fotografia como essa, o vídeo é uma excelente oportunidade de visualizar todo o processo de edição e trabalho necessário para ajustar a fotografia. Repare que o artista precisa cuidar de diversos detalhes como a remoção de fios de cabelo que destoam do conjunto no rosto da modelo, até mesmo a adição de pequenas colorações nas maçãs do rosto e inclusive o batom da modelo.

Se você pretende trabalhar com edição de fotografia, esse tipo de vídeo ensina apenas a aplicação prática das ferramentas do Photoshop no ajuste da imagem, mas as decisões sobre o que e onde editar são inteiramente do artista. Para adquirir esse tipo de conhecimento é necessária muita observação e comparação para desenvolver o senso crítico, fundamental para projetos desse tipo.

2017-04-11T10:27:36+00:00 By |Photoshop|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. João Carlos Agostini 08/06/2010 em 10:47 am

    Olá

    Como vc pode dizer algo do tipo “ajustar a fotografia”? Não houve um ajuste, houve uma transformação da fotografia em algo completamente diferente do que era. Nem a modelo, nem as paredes, as cores, a luz, os matizes têm relação com a foto original. Tudo foi mudado. Não podemos chamar isso de ajuste. Aliás, até um bom fotógrafo é dispensável. Basta uma compacta de boa qualidade para fazer a base do que será a “foto” futura. Aqui houve manipulação da foto, ou seja, uma falsificação. Uma boa foto exige apenas ajustes de contraste e balanço de branco, e, no caso da digital, da nitidez. Nada mais. Mas como vivemos na sociedade do simulacro, entendo que até um expert como vc se deixe convencer que essa transformação, essa falsificação, seja apenas um ajuste.
    Abs.

  2. Josi Rukia 08/06/2010 em 11:04 am

    Olá.

    Não está aparecendo o video…

  3. Josi Rukia 08/06/2010 em 11:05 am

    Corrigindo o email.

  4. eDD 10/06/2010 em 11:59 am

    olha só seu blog é muito bom,seu trabalho tbm,vão aparecer criticas e elogios sempre, eu fico do lado do elogio,
    seu trabalho é o máximo msm, parabéns.

  5. Guilherme Henrique 11/06/2010 em 8:31 pm

    Concordo plenamente com o João

  6. Leonardo Miguel 14/06/2010 em 10:38 pm

    Sinceramente, o tratamento é muito feio. A pele da modelo ficou super suja e desaturada.

  7. cleyton 15/06/2010 em 5:50 pm

    olá o vídeo não está aparecendo.

Deixar Um Comentário