A arte de editar e retocar fotografias requer não apenas o conhecimento técnico da pessoa envolvida na tarefa braçal de trabalhar a imagem, como um olho clínico para encontrar detalhes e partes da imagem que precisam ser melhoradas. Nas minhas aulas sobre Photoshop reparo que a maioria dos alunos acaba se focando apenas nas ferramentas do software, deixando de lado a parte artística do processo e com isso ficam limitados em conhecer o funcionamento de camadas, máscaras e dos variados tipos de pincéis. Esse é o tipo de conhecimento que se adquire de maneira relativamente fácil com livros e assistindo tutoriais. Mas, existe outro tipo de conhecimento que dificilmente acaba se adquirindo com esse tipo de material técnico, que é o senso crítico para avaliar imagens.

Nesse tipo de processo, independente se o software usado no projeto é o Photoshop ou uma ferramenta 3d, a experiência e análise do artista acaba fazendo a diferença. O vídeo que vou mostrar nesse artigo é um exemplo de como a edição de uma imagem para o mercado publicitário, pode muito bem demandar muito desse tipo de conhecimento dos artistas digitais. No vídeo, o autor pega a fotografia de uma modelo e vai retocar a imagem de maneira a melhorar a sua apresentação, e remover as imperfeições.

Aos olhos de qualquer pessoa com menos experiência, a imagem não precisaria de muitos ajustes. Mas, esse processo que veremos em forma acelerada é o resumo de uma hora e meia de trabalho.

Model Transformation: Photoshop Time-lapse from Kert Gartner on Vimeo.

Para as pessoas que nunca tiveram oportunidade de acompanhar uma edição de fotografia como essa, o vídeo é uma excelente oportunidade de visualizar todo o processo de edição e trabalho necessário para ajustar a fotografia. Repare que o artista precisa cuidar de diversos detalhes como a remoção de fios de cabelo que destoam do conjunto no rosto da modelo, até mesmo a adição de pequenas colorações nas maçãs do rosto e inclusive o batom da modelo.

Se você pretende trabalhar com edição de fotografia, esse tipo de vídeo ensina apenas a aplicação prática das ferramentas do Photoshop no ajuste da imagem, mas as decisões sobre o que e onde editar são inteiramente do artista. Para adquirir esse tipo de conhecimento é necessária muita observação e comparação para desenvolver o senso crítico, fundamental para projetos desse tipo.