Estádios da copa da África em 3D no Google Earth

O assunto que domina os noticiários e a maioria das rodas de conversa é a copa do mundo da África que está se aproximando. Basta sintonizar qualquer cana de televisão para ver o assunto nos jornais e em material publicitário. Mas, será que os profissionais de computação gráfica ou mesmo de arquitetura, podem aproveitar essa onda de interesse pela copa para aprender? Caso você tenha achado que um dos maiores benefícios da copa do mundo é o praticamente feriado nos dias dos jogos do Brasil, talvez não venha a gostar da minha sugestão. Nessa época podemos conferir alguns modelos 3d dos projetos e edificações usados na copa, que nesse caso são os estádios construídos especialmente para o mundial.

É possível fazer um passeio virtual em 3d pelos estádios da copa 2010, usando o link que leva até a página do blog do Google Earth. Esses mesmos modelos 3d podem ser aproveitados para começar outros projetos. O vídeo abaixo mostra bem o que podemos encontrar no passeio virtual, e o nível de detalhamento dos projetos.

Mas, o que podemos aprender com esse tipo de projeto?

Bem, imagino que você deva ter uma boa experiência com modelagem 3d e animação, tendo inclusive já participado de alguns projetos ou exercícios para criar conteúdo 3d. Com essa experiência, você deve ter percebido o quanto é complicado e trabalhoso criar modelos 3d de edificações com boa quantidade de detalhe. O que dizer então de modelos 3d com esse nível de detalhe, como é o caso de estádios de futebol.

Esse é o tipo de projeto que não se faz todos os dias, devido a escala e os custos de produção. Mas, como a próxima copa do mundo será no Brasil em 2014, veremos uma verdadeira explosão de conteúdo na mídia, mostrando os estádios da copa, os nossos estádios, em vídeos e animações diversas. E nesse caso, alguém terá que trabalhar na criação desses modelos 3d.

Portanto, o que você acha em começar a tentar reproduzir esses modelos 3d como exercício para a copa de 2014 agora mesmo? Sim, aproveita os feriados extra que teremos nessa copa do mundo em alguns dias, e comemore os resultados aprendendo um pouco mais sobre modelagem 3d e animação.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Estádios da copa da África em 3D no Google Earth”

  1. Olá Allan, parabéns pelo blog, realmente muito organizado e com um conteúdo bem diversificado.
    Depois da uma passada no meu.
    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *