A crescente oferta de renderizadores e softwares baseados em GPU pode deixar qualquer pessoa insegura sobre quais opções escolher para seu projeto. Apenas alguns meses atrás tínhamos poucas opções disponíveis, deixando a escolha relativamente simples. Depois que os primeiros renderizadores baseados em GPU apareceram, uma verdadeira leva de produtos com boa qualidade apareceu no mercado. Uma dessas opções foi anunciada como um beta gratuito para o SketchUp chamado de Shaderlight, prometendo opções para animar e manipular objetos de maneira interativa.

A promessa do render é bem parecida com o que vemos na maioria dos softwares baseados em GPU, em que a cena é editada e renderizada em tempo real, usando janelas separadas para finalização da cena. Um vídeo com o render em ação foi divulgado e mostra muito bem o funcionamento da ferramenta, que segue o mesmo padrão da maioria dos renderizadores e softwares que funcionam no SketchUp que é a simplicidade.

Como podemos perceber pelo vídeo, a velocidade com que as imagens são renderizadas é relativamente alta e de acordo com web site do desenvolvedor do render as configurações usadas no vídeo são bem modestas. Assim como o posicionamento dos objetos na cena, os materiais e ajustes em shaders e outras configurações são todos atualizados de maneira automática pelo render.

O padrão dos softwares que são executados junto com o SketchUp, a que me referi anteriormente, é a simplicidade com que tudo é abordado e criado dentro do SketchUp. Para entender esse tipo de conceito, basta comparar softwares como o próprio Vray sendo executado dentro do 3dsmax e do SketchUp. Dentro do 3dsmax existem inúmeras opções extras de controle da cena e materiais que não existem para o SketchUp. O mesmo conceito se aplica ao Shaderlight.

Como você já deve ter percebido, esse render provavelmente terá apenas uma versão paga quando for lançado e apenas agora na sua fase de testes é que foi disponibilizada uma opção funcional e gratuita do software. Mas, para os que gostam de testar novos softwares e técnicas de visualização, vale a pena fazer o download e brincar com as cenas do SketchUp em tempo real. O render é bem rápido e leve, mesmo rodando em sistemas virtualizados com Windows. Por enquanto, ainda não há opção do software para Mac OS X.