Clicky

Opção de render interativo para o SketchUp

A crescente oferta de renderizadores e softwares baseados em GPU pode deixar qualquer pessoa insegura sobre quais opções escolher para seu projeto. Apenas alguns meses atrás tínhamos poucas opções disponíveis, deixando a escolha relativamente simples. Depois que os primeiros renderizadores baseados em GPU apareceram, uma verdadeira leva de produtos com boa qualidade apareceu no mercado. Uma dessas opções foi anunciada como um beta gratuito para o SketchUp chamado de Shaderlight, prometendo opções para animar e manipular objetos de maneira interativa.

A promessa do render é bem parecida com o que vemos na maioria dos softwares baseados em GPU, em que a cena é editada e renderizada em tempo real, usando janelas separadas para finalização da cena. Um vídeo com o render em ação foi divulgado e mostra muito bem o funcionamento da ferramenta, que segue o mesmo padrão da maioria dos renderizadores e softwares que funcionam no SketchUp que é a simplicidade.

Como podemos perceber pelo vídeo, a velocidade com que as imagens são renderizadas é relativamente alta e de acordo com web site do desenvolvedor do render as configurações usadas no vídeo são bem modestas. Assim como o posicionamento dos objetos na cena, os materiais e ajustes em shaders e outras configurações são todos atualizados de maneira automática pelo render.

O padrão dos softwares que são executados junto com o SketchUp, a que me referi anteriormente, é a simplicidade com que tudo é abordado e criado dentro do SketchUp. Para entender esse tipo de conceito, basta comparar softwares como o próprio Vray sendo executado dentro do 3dsmax e do SketchUp. Dentro do 3dsmax existem inúmeras opções extras de controle da cena e materiais que não existem para o SketchUp. O mesmo conceito se aplica ao Shaderlight.

Como você já deve ter percebido, esse render provavelmente terá apenas uma versão paga quando for lançado e apenas agora na sua fase de testes é que foi disponibilizada uma opção funcional e gratuita do software. Mas, para os que gostam de testar novos softwares e técnicas de visualização, vale a pena fazer o download e brincar com as cenas do SketchUp em tempo real. O render é bem rápido e leve, mesmo rodando em sistemas virtualizados com Windows. Por enquanto, ainda não há opção do software para Mac OS X.

2017-04-11T10:27:33+00:00 By |SketchUp|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Allana 24/06/2010 em 12:42 am

    Oi Allan, só queria te informar que o shaderlight não é gratuito, apenas 30 dias para testar. Fiquei triste quando li isso.
    até

  2. Allan Brito 24/06/2010 em 2:44 pm

    Oi Allana,

    Eu comentei isso no texto. Só o beta que é gratuito.

  3. Joaquim 01/07/2010 em 11:09 pm

    Boa noite Allan, Cara eu puxei o programa e testei aqui mas o que percebi é que ele n trabalha com a GPU e sim com a CPU.
    Vi isso pois coloquei programas monitorando a minha placa de video, gtx 295, e monitorei os processadores pelo gerenciador de tarefas.
    O que queria saber é se vc testou o programa e sabe algo a respeito.

  4. Felipe 02/07/2010 em 9:26 pm

    ¬¬’
    ele so funfa no SketchUp 7 ??!?!?!

Deixar Um Comentário