O que faz um software ser reconhecido como uma verdadeira opção para quem está produzindo ou trabalhando com animação 3d? O conceito mais difundido é o das ferramentas e sofisticação dos recursos oferecidos para os usuários. Na minha opinião, o que realmente faz com que determinado software seja reconhecido como opção sólida para pessoas que trabalham com computação gráfica 3d é o portfólio de trabalhos, e a qualidade apresentada nesses projetos. Por isso, empresas como a Autodesk investem muito para montar os show reels e apresentar diversos projetos criados com as suas ferramentas.

Um exemplo de como a propaganda é a alma do negócio em computação gráfica, é a pouca divulgação que vemos de ótimas ferramentas como o Modo 3D e o Houdini. A mesma coisa acontece com o Blender, em que podemos até mesmo assistir comerciais produzidos para TV criados no software, mas acabamos não sabendo que foram feitos no software.

Mas, sempre de olho nos projetos criados com o Blender, consegui encontrar mais um comercial produzido para TV pelo pessoal da Agência Cajú aqui de Recife. Dessa vez o cliente foi uma rede de restaurantes aqui da cidade, que teve o seu mascote produzido e animado no Blender. O comercial é esse:

Fiz a sugestão de um pequeno making of do vídeo, e o pessoal da agência gentilmente aceitou a proposta e criaram o vídeo mostrando um pouco da produção da animação, que foi totalmente feita já no Blender 2.50.

Infelizmente não tive como fazer uma entrevista com eles para saber das dificuldades, mas acompanhei os comentários sobre o projeto na lista de discussão sobre Blender. Segundo o próprio pessoal da agência, o maior desafio foi animar o personagem com o Blender 2.50, procurando e contando com ferramentas que ainda não haviam sido portadas para a nova versão do Blender. Sobre a parte de estabilidade do software, nenhum problema foi reportado, como a perda de dados ou travamento do Blender.

Essa não é a primeira vez que os artistas que estão hoje na Agência Cajú desenvolvem comerciais para TV usando o Blender. Em 2008 publiquei um artigo indicando outro comercial produzido com o Blender, que foi exibido aqui em Pernambuco também.

Parabéns ao pessoal da agência pelo trabalho e produção do Making of. Para comentários e perguntas sobre o projeto, visite o blog da agência.

Se você conhece outros comerciais produzidos com o Blender, mande uma mensagem com as informações que terei prazer em divulgar.