Tutorial SketchUp e Kerkythea: Render volumétrico

O uso das chamadas renderizações volumétricas vai de encontro com a necessidade da maioria dos projetos de visualização para arquitetura, em que os artistas acabam buscando o realismo extremo nas imagens. As imagens que mostra apenas a volumetria são geradas usando apenas uma cor básica, que é geralmente a cor branca. Isso remonta aos modelos físicos criados por arquitetura usando materiais sofisticados como o PVC que atribuem acabamento muito agradável visualmente. Em renderizadores mais sofisticados como é o caso do Kerkythea existe uma opção própria para gerar esse tipo de imagem chamada de Clay render. Esse é o tipo de técnica que agrada muito os usuários com menos experiêcia, pois a parte dos materiais e texturas da cena fica totalmente branca, simplificando muito o processo de ajuste da cena.

Como tenho conhecimento da popularidade que o Kerkythea tem entre usuários do SketchUp, resolvi publicar um vídeo que mostra o processo de configuração de renders para arquitetura usando SketchUp como modelador, e o Kerkythea para gerar as imagens. Já faz um bom tempo que não falo nada sobre o Kerkythea aqui no blog, mas ele é uma boa opção de render para projetos de arquitetura.

O primeiro passo apresentado no tutorial em vídeo é usar o plugin do Kerkythea para exportar a cena do Sketchup, e já realizar alguns pequenos ajustes. No próprio painel do plugin que exporta a cena existe a opção para habilitar o chamado Clay Render. Basta escolher a opção Yes nesse campo para que isso seja considerado já na exportação do arquivo.

Depois que o modelo 3d já está dentro do ambiente de configuração do Kerkythea, o autor do vídeo modifica o material aplicado nos vidros do modelo 3d. O objetivo é alterar o vidro usado no SketchUp para o próprio do Kerkythea. Usar materiais próprios dos renderizadores sempre é uma excelente decisão, pois os mesmos evitam que artefatos ou problemas no render acabem aparecendo. A cor do céu deve ser alterada para branco e no Scene Settings é preciso mudar o Attenuation para Inverse.

Com todos os ajustes realizados, podemos partir para a renderização que cria uma imagem com o efeito de volumetria. Claro que o efeito ainda pode ser melhorado, razão pela qual o autor do vídeo ainda abre a imagem no Photoshop para ajustar o efeito.

Se você usa o SketchUp e Kerkythea para apresentar projetos, essa é uma excelente técnica com tempo de render bem curto.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

12 comentários sobre “Tutorial SketchUp e Kerkythea: Render volumétrico”

  1. grato allan por mais esse video sketchup render kirkythea, eu trabalho com versão gratuita 7.0 e tenho tambem instalado em minha maquina esse render tambem gratuito e muito bom por sinal.jeffé

  2. Venho realizando este procedimento há tempos. Mas, jamais dei atenção ao “inverse” do “scene settings” e é justamente o que faz a diferença…

  3. Ótima matéria Allan, sou professor de Kerkythea no Instituto Bramante aqui no RJ e o programa vem ganhando cada vez mais popularidade entre os usuários de Sketchup, pelo fato de ser prático para configurar, rápido para renderizar e tem um produto final de mta qualidade.

    Parabéns.

  4. olá Allan, sou novato nessa area e gostaria de saber se vc pode me tirar uma duvida, estou modelando no sketchup, baixei e instalei o Kerkythea e o plugin para exportar do sketchup pro Kerkythea, mas toda vez que eu exporto pro Kerkythea ele fecha, o que poderia estar acontecendo?

  5. ola,
    nao estou conseguindo instalar o kirketheya no sketchup?
    como faço
    me ajudem
    att
    luis

  6. Olá boa tarde, será que você poderia me ajudar?

    Gostaria de saber aonde consigo aquela Lampadas do Kerkythea que colocamos no Sketchup como componentes?

    agradeço a atenção

  7. Boa noite Allan tudo bem. Gostaria de saber como eu faço para renderizar meu desenho no sketchup pro 8 nao consigu e esse pra é td em portugues isso inclui alguma coisa ..Obrigado pelo sua atenaçao grato..

  8. Boa noite,Allan trabalho com projetos de ambientes e moveis planejados uso o sketchup e o Kerkythea gostaria de indicação de curso ou apostilas pois tenho muita dificuldade com a renderização.Desde já muito obrigada!

  9. Oi Allan!

    Me da uma ajudinha por favor!!

    Tem algum jeitinho de levar a uma planta do cad 2010 para o sketchup8? e vice versa .

    Att,
    Carla

  10. Olá bom dia
    rapaz estou com certa dificuldade na renderização no Kerkythea
    ex. quero deixar as parede mais branca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *