O uso de renderizadores externos no Blender 2.50 pode demorar vários meses até que uma versão estável esteja disponível para ambientes de produção, pois como o software está em desenvolvimento e a nova previsão de lançamento para o 2.60, que será a versão estável oriunda do 2.50, é Outubro desse ano, podemos ter que esperar pelo menos até meados de Novembro para usar de maneira confortável o YafaRay ou LuxRender. Mas, para os que não estão com vontade de esperar tanto tempo a solução pode estar no uso de um render baseado em GPU. O SmallLulGPU está surpreendendo a cada nova versão demo lançada na web com novos recursos e exemplos interessantes de uso com o Blender.

Para quem não conhece o projeto, ele é uma tentativa de adicionar render baseado em GPU (Processadores gráficos) que são bem mais numerosos que os núcleos da sua CPU dependendo da placa de vídeo usada. O SmallLuxGPU usa o LuxRender com OpenCL para gerar as imagens na renderização. A última versão do software que já está na 1.6 teve um novo demo publicado apenas alguns dias atrás.

SmallLuxGPU v1.6 (OpenCL) from David Bucciarelli on Vimeo.

Se você já acompanhava os lançamentos do software nos últimos tempos pode não se impressionar com a velocidade e qualidade dos renders, mas a cada vez parece que o tempo demandado para resolver os problemas na cena ficam menores. Mesmo com o uso de efeitos óticos complexos como caustics e transparências o SmallLuxGPU a velocidade é bem satisfatória,

O que temos de novo e interessante nesse vídeo?

A parte final desse vídeo mostra algo bem interessante que é a integração entre o SmallLuxGPU e o Blender 2.50, em que o artista usa o Blender para controlar e alterar a cena em 3d e o SmallLuxGPU renderiza tudo em tempo real, estando aberto ao mesmo tempo que o Blender. É quase como se fosse uma 3D View interativa do Blender, mas usando algoritmos avançados de render como é o caso de Path Tracing ou Photon mapping direto na tela de modelagem. Outro ponto que podemos destacar é a interface de controle do renderizador já bem integrada como mostra a imagem abaixo que capturei do vídeo.

smallluxgpu-blender-250.gif

Para saber mais sobre o SmallLuxGPU visite o web site do projeto para conhecer um pouco do seu histórico e também fazer o download dele.

Agradeço ao leitor Asdrubal pela dica do vídeo.