Entre os renderizadores de código aberto que funcionam com o Blender, o que melhor se adapta e integra a sua interface oferecendo simplicidade e qualidade no render é o YafaRay. Já houve uma época em que o antigo YafRay foi dado como descontinuado por muitos dos usuários do Blender, devido a sua falta de atualizações e desenvolvimento. Desde que o seu código fonte foi totalmente reformulado e o YafaRay lançado o desenvolvimento e melhorias no render não pararam de ser anunciadas. Já faz um tempo que comentei aqui no blog que existia uma nova versão do YafaRay que estava sendo trabalhada e com opções experimentais de teste disponíveis para download.

Bem, essas versões experimentais ficaram “maduras” ou como na linguagem de desenvolvimento de software, ela ficou estável. Agora podemos fazer o download do YafaRay 0.1.2 Beta para windows apenas, mas em breve teremos versões disponíveis para outros sistemas.

O que temos de novo nessa versão? No link que indiquei acima é possível encontrar a lista completa de melhorias e novas ferramentas, que não é nada pequena. Mas, como forma de mostrar alguns desses recursos posso listar dois deles que ajudam muito nos projetos de visualização:

Com o primeiro recurso poderemos de maneira realmente simples e rápida configurar um tipo de vidro muito usado em projetos de visualização para arquitetura, que é o vidro jateado. Esse tipo de transparência é muito usado em projetos de residências e escritórios, mas em 3d é um pouco trabalhoso de simular. O novo shader dedicado a esse propósito no YafaRay deixa o processo muito mais simples de trabalhar.

O segundo recurso permite associar a um ponto de luz do tipo Spot no Blender uma luz do tipo IES que é um formato especial de luz, capaz de armazenar informações físicas. Isso significa que os projetos elaborados com o YafaRay devem possibilitar a reprodução fiel de como os ambientes são iluminados. Apenas esse recurso já seria fantástico, mas como já comentei são somente dois de uma lista generosa.

Isso que os projetos do SoC 2010 nem foram comentados. Só falta esperar pela integração com o Blender 2.50. Para quem não conhece, o YafaRay é totalmente gratuito assim como o Blender.