A modelagem de terrenos é uma das fazes mais críticas e trabalhosas em qualquer projeto que envolve visualização para arquitetura. Ainda lembro da minha época de faculdade em que precisava ficar horas cortando papelão para conseguir criar maquetes físicas, por exigência dos professores. Hoje com o advento e facilidade das ferramentas de modelagem 3d como o SketchUp esse tipo de representação é bem mais limitada. Um script gratuito para o SketchUp promete deixar a tarefa de criar terrenos em 3d baseados em curvas de nível ainda mais simples. A ferramenta se chama Slicer3 e pode ser copiada de maneira gratuita.

Mas, como funciona essa ferramenta?

sketchup-terreno-curva-nivel.jpg

No blog oficial do SketchUp um texto bem completo explica em detalhes o funcionamento da ferramenta, e deixa o processo de modelagem bem simples.

O processo consiste na modelagem do terreno como se fosse um sólido geométrico que depois deve ser modificado usando o plugin. A interface dele é simples e pode ser conferida na imagem que ilustra esse artigo. Os parâmetros envolvem a escolha da orientação em que as fatias devem ser criadas, além da espessura e distância entre cada fatia. Quando usamos valores pequenos para ambos os valores, o resultado será a visualização de um modelo 3d que mostra de maneira muito fiel os cortes no terreno.

O foco desse artigo é na modelagem 3d de terrenos, mas com essa ferramenta é possível criar os mais variados objetos baseados em segmentações semelhantes e nessa categoria podemos adicionar vários tipos. Por exemplo, podemos usar o Slice3 para organizar o madeiramento de um telhado, modelando as águas e depois posicionando as fatias nos sentidos do madeiramento. A modelagem naval também deve aproveitar bastante esse tipo de ferramenta com a possibilidade de trabalhar com perfis de superfícies complexas.

Caso você queira uma tradução do texto na íntegra em português, o arquiteto Fernando Padão traduziu na íntegra o texto e publicou no seu blog, que é uma excelente fonte de informação sobre o SketchUp também. Tive a oportunidade de conhecer o Fernando algumas semanas atrás quando participei do evento promovido pela rede VectorPro. Ele é um especialista em plugins para o SketchUp e sempre está publicando dicas no seu blog, sem falar da sua atuação como moderador do SketchUp Brasil.