O YafaRay é um dos renderizadores que melhor se integra ao Blender e com um dos históricos de parceria mais longo no que se refere a renderização avançada com o Blender. Ainda lembro da época em que estava aprendendo a usar o antigo YafRay, que teve o seu nome alterado para YafaRay depois, quando o Blender ainda não tinha vários dos recursos que temos disponíveis hoje. Mas, por que motivo o YafaRay só é usado com o Blender se ele é tão bom? O problema em usar o YafaRay com outras ferramentas é a inexistência de plugins ou scripts que convertam as cenas para o formato do YafaRay.

Isso em teoria não é muito complicado de conseguir, pois é necessário apenas conhecer a formatação dos dados e gerar um arquivo de texto que possa ser interpretado e renderizado pelo YafaRay. O princípio é o mesmo para vários renderizadores no Blender, como é o caso do script que converte as cenas do Blender para que o VRay Standalone renderize as cenas do Blender. Como o YafaRay basicamente só tinha scripts para o Blender, sua base de usuários ficava restrita aos que conheciam essa ferramenta.

Agora essa base pode ter um aumento significativo, pois um desenvolvedor chamado exvion publicou nos fóruns de usuários do YafaRay um plugin experimental chamado SU2YafaRay que permite exportar cenas do SketchUp para o YafaRay. Para visualizar as imagens e links no fórum do YafaRay é necessário se registrar.

No próprio fórum de usuários do YafaRay é possível conferir algumas imagens do plugin e a interface de configuração do YafaRay no SketchUp.

su2yafaray-sketchup-ui.jpg

As opções de renderização ainda não estão totalmente portadas para o plugin do SketchUp, mas já é possível renderizar muita coisa usando a base do YafaRay. Essa é uma excelente opção para os usuários do SketchUp que precisam renderizar cenas usando render realista, e querem usar uma ferramenta de código aberto e gratuito como é o caso do YafaRay. A ferramenta ainda está nos seus estágios iniciais de desenvolvimento e pode apresentar vários erros, mas já é um começo.

Caso você queira fazer o download dos arquivos diretamente da página do SU2YafaRay, visite o link indicado.

Esse pode ser o início de uma grande expansão para a comunidade de usuários do YafaRay com o aparecimento de vários recursos novos, e provavelmente mais atenção por parte da comunidade de usuários do SketchUp que é muito ativa.