Tutoriais de CAD para substituir o AutoCAD

A área de desenho técnico no Brasil ainda é dominada em grande parte pelo AutoCAD como sendo a única referência para trabalhar com CAD em engenharia e arquitetura. Isso é resultado de uma doutrina que se aplica em universidades e faculdades, em que os próprios professores recomendam para os alunos o estudo dessa ferramenta. O resultado é um ciclo vicioso em que os alunos e empresas só querem contratar pessoas com conhecimento em AutoCAD. O simples fato de conhecer a ferramenta não está errado, mas negar que existem outras opções inclusive de código aberto é sim um grave equivoco.

Como sempre recebo pedidos de tutoriais e dicas para trabalhar com alternativas gratuitas ao AutoCAD, inclusive em sistemas baseados em Linux, resolvi publicar esse artigo com dicas para começar a trabalhar com dois desses softwares. O primeiro se chama FreeCAD e sendo ele baseado em licença aberta como o Blender, pode ser usado sem restrições em vários sistemas.

Esse tutorial deve ajudar aos que estão interessados em trabalhar com o software, mostrando um pouco do seu funcionamento. Nesse caso o objetivo do tutorial é criar uma vista 2d de um sólido 3d. A tarefa é bastante comum em ambientes de desenho técnico, principalmente no estágio de desenho técnico e estudo preliminar.

O segundo tutorial mostra outra ferramenta que pode servir como alternativa gratuita ao AutoCAD que é o HeeksCAD. Essa também é uma opção de código aberto e funciona em diversos sistemas operacionais. Esse é um conjunto de tutoriais mais completo que o anterior sobre o FreeCAD e apresenta a interface do software e comandos básicos de edição e transformação como copy, rotate e scale.

Essas duas ferramentas podem muito bem substituir o AutoCAD, assim como diversos outros softwares que já mostrei aqui no blog como é o caso do DoubleCAD XT, mas esse não é de código aberto e sim um Freeware. Aos que achavam não ter alternativa para usar o AutoCAD, os softwares podem ajudar a substituir a ferramenta em diversos tipos de projetos. Se você usa a versão em inglês do AutoCAD deve ter facilidade em fazer a migração, pois os comandos e ferramentas têm os mesmos nomes e funções nesses tipos de softwares.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Tutoriais de CAD para substituir o AutoCAD”

  1. Allan, gosto muito do seu site e dos seus tutoriais, sendo que aprendi a mexer um pouco no Blender graças a sua Experience e percebi que você é muito bem conceituado em outros países, portugal e inglaterra, Alemanha e estados unidos. Desde já o meu muito obrigado pelos tutoriais e matérias que é disponibilizada aqui.
    Tenho um pedido muito sincero, existiria a possibilidade de ter um tutorial de como iniciar no freecad pois estou tentando aprender a usar ferramentas CAD e não tenho nenhuma noção no uso, para se ter uma idéia eu nem consigo fazer uma reta, seja no freecad quando no autocad.
    Se puder ser atendida esse meu pedido, ficaria muito grato.
    Desde já Obrigado.

  2. Boa tarde Allan,

    comecei a trabalhar com o Freecad mais estou encontrando algumas dificuldades. gostaria de saber se voce possui um tutorial em portugues que possa me ajudar com o uso das ferramentas e sumulaçoes.

    Desde já agradeço.

  3. Como sempre a preguiça e o comodismo de nós Brasileiros impedem que aprendamos a usar outros software com isso nos tornamos reféns das grandes empresas que dominam os softwares de engenharia, e na realidade uma ferramenta de criação como essa deveria ser realmente livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *