A renderização com o 3dsmax usando o mental ray é conhecida por apresentar ao artista 3d o desafio de configurar os parâmetros do mental ray de maneira a conseguir o equilíbrio entre qualidade e tempo de render. O mental ray, assim como outros renderizadores, é muito sensível a pequenas mudanças de valores e opções de configuração, podendo fazer uma cena extremamente simples demorar mais que o necessário para renderizar. Mesmo assim, podemos aproveitar vários dos recursos avançados de visualização do software para criar cenas com efeitos difíceis de reproduzir usando apenas o 3dsmax. Por exemplo, a criação de cenas com efeitos atmosféricos é uma excelente opção de como isso pode ser facilitado com o mental ray.

O 3dsmax tem uma opção com efeitos atmosféricos, mas as do mental ray atribuem muito mais realismo aos projetos, pois é possível aproveitar opções avançadas de iluminação e configuração. No tutorial abaixo que encontrei na última semana é possível conferir como isso é feito com o shader do mental ray chamado Parti Volume. Com ele é possível criar as chamadas luzes volumétricas em que funcionam como pequenas partículas refletindo os raios de luz.

Para conseguir esse tipo de efeito o procedimento é bem simples como mostra o vídeo, em que é necessário apenas acionar o painel de render do 3dsmax e adicionar o shader chamado Parti Volume do editor de materiais. O artista mostra o resultado da aplicação desse shader na parte de renderização que resulta na criação da cena em 17 minutos, o que é bem alto para uma cena naquele estilo.

Depois do primeiro teste o artista acaba fazendo pequenos ajustes na parte de configuração do Parti Volume e consegue reduzir o tempo de render, mantendo o efeito da iluminação volumétrica. Essa é uma regra geral para qualquer projeto que envolve o uso do mental ray, em que os valores padrão de cada ferramenta ou opção podem demandar muito tempo de render, mesmo para cenas e objetos relativamente simples. Por isso, sempre é importante revisar o que cada uma das opções do mental ray significam e a sua influência no projeto como um todo.

Esse tipo de efeito é muito útil para alguns projetos que envolvem eventos e áreas abertas, sem mencionar a parte de animação e efeitos.