A história do cinema em termos de animação produzida por computadores foi alterada para sempre desde que a Pixar começou sua história no final dos anos 90. Hoje o cenário é bem diferente e podemos encontrar várias produções nesse estilo oriundas de vários estúdios diferentes. Na última semana tive a oportunidade de assistir Toy Story 3, que é a mais recente produção da Pixar e como é praticamente um padrão deles a qualidade na animação, e principalmente a história, permanecem os mesmos de sempre. As comparações com a parte de render e animação dos primeiros Toy Story são inevitáveis e mostram a clara evolução tecnológica os últimos para a Pixar também.

Mesmo sendo uma produção que a Pixar queria evitar e foi “forçada” a trabalhar devido as pressões da Disney que insistia em uma continuação dos sucessos anteriores, eles fizeram um excelente trabalho. O mesmo já havia acontecido com o Toy Story 2 que foi proposto pela Disney. Mesmo assim, o resultado foi excelente e recomendo a todos os amantes da animação e computação gráfica.

O ponto negativo em relação as animações da Pixar ainda é a qualidade e quantidade de material extra lançado com seus DVD`s e Blu-rays. Desde Os Incríveis que não temos uma boa quantidade de extras e material mostrando os processos de criação e produção de cada animação. Esse tipo de material interessa aos apaixonados por animação e cinema, mas acaba tirando um pouco do aspecto comercial do DVD. Desde então, precisamos recorrer ao material publicado na internet com pequenos vídeos mostrando a produção. Um desses vídeos é extremamente interessante e apresenta vários aspectos técnicos da produção.

No vídeo que não apresenta narração, podemos contemplar a parte de preparação e pesquisa para a produção do Toy Story 3, em que a parte de arte conceitual é mais exigida.

A parte final do material mostra várias telas do lendário sistema de animação da Pixar chamado de Marionette e que foi desenvolvido pela Pixar especificamente para seus projetos. A filosofia deles é bem simples, e envolve a criação e manutenção de um dos alicerces para seu negócio que é o software. Assim eles deixam a ferramenta da maneira como quiserem e não dependem de atualizações de terceiros.

Fica fácil fazer esse tipo de empreitada de software quando o presidente da Pixar é ninguém menos que o Dr. Ed Catmull, um dos maiores cientístas e pesquisadores na área de computação gráfica. Se você usa o Blender para trabalhar, está usando uma das contribuições de Ed Catmull para a computação gráfica ao suavizar superfícies com o modificador Subsurf. Um dos métodos de suavização se chama Catmull-Clark. Adivinhe a razão pela qual esse método recebe esse nome?