Clicky

Blender 2.50 Beta disponível para download

Nos últimos dias foi lançada mais uma versão oficial do Blender 2.50 que dessa vez saiu do estágio de Alpha e agora já apresenta status de software em Beta. Isso significa que muitos dos recursos que fora adicionados no início do desenvolvimento já estão prontos e devem receber apenas pequenas atualizações e correções de bugs. Essa versão do Blender é a mesma que foi usada durante o desenvolvimento da animação Sintel que teve a sua pré-estréia na Holanda semana passada. O que isso significa para os usuários e artistas 3d que usam o Blender? Agora é possível começar a estudar com mais ênfase a ferramenta e ter uma idéia de como ficará o Blender 2.50 quando a sua versão estável for disponibilizada para download.

Para fazer o download do Blender 2.50 Beta visite esse endereço.

blender-250-beta.jpg

Uma novidade nessa versão Beta é o sistema de Addons que é uma nova maneira de gerenciar os Scripts em Python no Blender 2.50. Na documentação desse sistema disponível junto com o release log dessa versão podemos conferir vários desses pequenos scripts já adicionados no Beta. Isso deve facilitar bastante a integração de ferramentas adicionais ao Blender já que a janela de scripts não será mais necessária para trabalhar com todas essas opções. Muitos pequenos Addons úteis como ferramentas para alinhamento de objetos já estão disponíveis.

Com o lançamento dessa versão Beta chegou o momento de fazer a atualização do Blender 3D Guia do Usuário. Como todos sabem a quarta edição estava para ser lançada. Mas, conversando com a Editora e culminando com o lançamento dessa versão Beta é chegada a hora de atualizar o livro para o Blender 2.50. Já faz um tempo que mantenho anotações e apontamentos sobre os pontos que devem ser atualizados.

Muita coisa será adicionada e outras removidas como é o caso do capítulo sobre o YafaRay que ainda não pode ser usado com o Blender 2.50. Estou começando a trabalhar de imediato na atualização do livro e a quarta edição deve ser totalmente focada no 2.50, sendo a mais radical atualização desde a primeira versão do livro que foi escrita ainda com o Blender 2.37 e mudou depois para o 2.40.

Aos que estão aguardando pela nova edição peço um pouco de paciência, pois deve demorar ainda um pouco para que o livro seja totalmente atualizado. Mas, assim que for lançado você terá em mãos a mais completa documentação sobre o Blender já na sua versão atualizada.

Para os que quiserem acompanhar o processo de atualização, recomendo acompanhar pelo meu Twitter já que devo comentar o processo de atualização lá.

2013-07-11T09:29:04+00:00 By |Blender 3D|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Asdrubal Heredia 22/07/2010 em 6:16 pm

    Obrigado para o item e saudações da Colômbia.

  2. rafa 22/07/2010 em 10:33 pm

    no aguardo para o livro!!!!!!!!

  3. Thiago Limeira 22/07/2010 em 11:04 pm

    Bem, já estava apanhando bastante pra fazer algo que eu pudesse chamar de “modelo 3d” com o Blender 2.49. A interface do 2.50 está bem mais interessante. No entanto, percebi que houve mudanças nos atalhos. É… Creio que vou apanhar mais um pouco com essa nova versão.

    Prezado allan, ficarei no aguardo da nova edição do seu livro. Acredito que possa ser uma luz no fim do túnel, no meu caso. hehe.

    Sucesso!

  4. Nova versão – Blender 2.50 Beta « netCAD 3D 23/07/2010 em 12:50 pm

    […] clipped from http://www.allanbrito.com […]

  5. Denis 23/07/2010 em 4:51 pm

    Ola Allan =) estou começando a aprender a mexer no blender faz umas 3 semanas hehe vi a primeira vez essa ferramenta na minha escola quando foram fazer uma palestra sobre o software . Estou ancioso e esperando pela quarta edição do livro q pretendo comprar para ampliar os conhecimentos do blender 2.5.

    Flw
    bye xD

  6. Prof. Evandro 24/07/2010 em 1:29 pm

    Cara não sei se vc é conhecedor desta material, mas quando comprei seu livro não continha esse material que na verdade seria muito intereçante e se trata na verdade de colocar dados tecnicos sobre como configurar as interfaces de placas de video e memoria, exemplo; Se uso imagem de baixa resolução tudo bem, mas se uso com alta na hora de importar para (uv) fica muito lento e geralmente da erro.

  7. Junior 03/08/2010 em 4:27 pm

    Acho que seria mais interessante um novo livro ao invés de apenas uma atualização. Comprei o livro achei mto interessante, está me ajudando muito. Porém falta conceitos mais avançados, um modulo de continuação. Considero você referência no ensino de blender estou ansioso por um novo livro.
    O mercado de livros com qualidade igual aos seus está carente e parece ser promissor.

Deixar Um Comentário