Nos últimos dias foi lançada mais uma versão oficial do Blender 2.50 que dessa vez saiu do estágio de Alpha e agora já apresenta status de software em Beta. Isso significa que muitos dos recursos que fora adicionados no início do desenvolvimento já estão prontos e devem receber apenas pequenas atualizações e correções de bugs. Essa versão do Blender é a mesma que foi usada durante o desenvolvimento da animação Sintel que teve a sua pré-estréia na Holanda semana passada. O que isso significa para os usuários e artistas 3d que usam o Blender? Agora é possível começar a estudar com mais ênfase a ferramenta e ter uma idéia de como ficará o Blender 2.50 quando a sua versão estável for disponibilizada para download.

Para fazer o download do Blender 2.50 Beta visite esse endereço.

blender-250-beta.jpg

Uma novidade nessa versão Beta é o sistema de Addons que é uma nova maneira de gerenciar os Scripts em Python no Blender 2.50. Na documentação desse sistema disponível junto com o release log dessa versão podemos conferir vários desses pequenos scripts já adicionados no Beta. Isso deve facilitar bastante a integração de ferramentas adicionais ao Blender já que a janela de scripts não será mais necessária para trabalhar com todas essas opções. Muitos pequenos Addons úteis como ferramentas para alinhamento de objetos já estão disponíveis.

Com o lançamento dessa versão Beta chegou o momento de fazer a atualização do Blender 3D Guia do Usuário. Como todos sabem a quarta edição estava para ser lançada. Mas, conversando com a Editora e culminando com o lançamento dessa versão Beta é chegada a hora de atualizar o livro para o Blender 2.50. Já faz um tempo que mantenho anotações e apontamentos sobre os pontos que devem ser atualizados.

Muita coisa será adicionada e outras removidas como é o caso do capítulo sobre o YafaRay que ainda não pode ser usado com o Blender 2.50. Estou começando a trabalhar de imediato na atualização do livro e a quarta edição deve ser totalmente focada no 2.50, sendo a mais radical atualização desde a primeira versão do livro que foi escrita ainda com o Blender 2.37 e mudou depois para o 2.40.

Aos que estão aguardando pela nova edição peço um pouco de paciência, pois deve demorar ainda um pouco para que o livro seja totalmente atualizado. Mas, assim que for lançado você terá em mãos a mais completa documentação sobre o Blender já na sua versão atualizada.

Para os que quiserem acompanhar o processo de atualização, recomendo acompanhar pelo meu Twitter já que devo comentar o processo de atualização lá.