Revista Blenderart 28 disponível para download

A revista dedicada aos usuários e artistas 3d interessados no Blender assuntos gerais sobre a computação gráfica acaba de receber mais um número. A edição de número 28 da revista Blenderart pode ser copiada de maneira gratuita no endereço indicado no link. Essa é uma revista de consulta praticamente obrigatória para os usuários do Blender, e também aos estudantes e profissionais de computação gráfica. É uma publicação independente e que consegue oferecer artigos técnicos e relacionados as teorias e principais conceitos de computação gráfica 3d, junto com tutoriais e dicas sobre o Blender.

Assim como acontece com todos os números da revista essa edição é focada no tema Blender 2.50, mas não com o intuito de oferecer um guia de migração para a nova versão do software. O objetivo aqui é mostrar algo mais útil e contemporâneo para o mercado de produção 3d. Boa parte da revista é dedicada a ensinar como produzir conteúdo em 3d usando o Blender 2.50.

revista-blenderart-28.jpg

A parte relacionada com a produção em 3d na revista é de grande interesse para a maioria dos envolvidos com computação gráfica, devido ao alto valor comercial que esse tipo de material tem na mídia hoje. Estou me referindo ao chamado 3d estereoscópico e as suas variações que são o destaque das grandes produções para o cinema e prometem invadir os jogos e também as transmissões de tv.

O artigo da revista Blenderart aborda todo o processo teórico que envolve a criação desse tipo de mídia, o que pode ser de grande ajuda para estudantes e pesquisadores que ainda não compreendem bem o funcionamento desse tipo de tecnologia, finalizando o artigo com um excelente guia sobre como é possível criar esse tipo de imagem usando o Blender e alguns truques com câmeras e a janela de composição e efeitos.

Na parte final da revista ainda é possível acompanhar um making of de produções realizadas com o Blender, inclusive com a participação de brasileiros.

Se você é usuário do Blender não pode deixar de fazer o download da revista que mesmo apresentando uma variedade menor de conteúdo nessa edição, se mostra sempre antenada com as necessidades dos usuários e artistas 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Revista Blenderart 28 disponível para download”

  1. É uma boa indicação, Allan. Tenho baixado todas as edições desde a número 1. Inclusive, na edição 25, na página 35, consta uma breve análise do livro “Blender 3D 2.49 Incredible Machines”, cujo autor é Allan Brito. É você ou algum homônimo?
    Como está a edição do livro “Blender 3D Guia do usuário”, com a versão 2.5 ? Qual a previsão de termos ele para pedido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *