A criação de sistemas para iluminação é uma das áreas de especialização da computação gráfica que se relaciona de maneira mais direta com a fotografia. Nessa área os artistas e profissionais que tem experiência com iluminação para fotografia conseguem resultados satisfatórios de maneira muito mais rápida. Para quem não tem esse tipo de experiência os renderizadores avançados acabam ajudando a criar os efeitos e iluminação desejados para praticamente qualquer projeto como é o caso do VRay, mental ray, YafaRay e LuxRender.

Mas, em algumas ocasiões os renderizadores avançados não podem ser usados devido ao tempo de render demandado, ou mesmo a falta de algum recurso de hardware. Para solucionar esse tipo de problema, temos vários truques e técnicas que podem ser usadas para simular efeitos variados na iluminação em projetos de visualização.

Esses efeitos geralmente são trabalhados durante a pós-produção dos projetos em softwares como o Photoshop, After Effects ou outros. No caso dos usuários que adotam o Blender como ferramenta para produção, podemos fazer uso das opções avançadas de composição e efeitos existentes no próprio Blender. Como forma de demonstrar isso um artista e usuário do Blender chamado DDD publicou um tutorial muito interessante sobre a criação de efeitos com iluminação no Blender 2.50. Seu tutorial mostra o procedimento para criar efeitos semelhantes a neon em luzes (ou glow em inglês), apenas com as ferramentas padrão do Blender, sem o auxílio de renders externos.

O tutorial pode ser conferido no vídeo abaixo:

Light Glow Effect Using the Compositor in Blender 2.5 Tutorial from DDD on Vimeo.

O procedimento é simples e pode ser reproduzido de maneira rápida. A melhor parte é que o render dos projetos que usam essa técnica é também rápido e não exige muito do equipamento. Onde esse tipo de efeito pode ser usado? Os vídeos para o mercado publicitário e destinados a apresentar produtos podem fazer bom uso desse tipo de efeito também no material destinado a jogos.

Na página do vídeo que está hospedado no Vimeo é possível fazer o download dos arquivos .blend usados no tutorial, assim como conferir as fontes de informação desse tutorial que serviram como base para a técnica. Se você pretende se especializar em iluminação para projetos, recomendo assistir e estudar a técnica.