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Blender 2.50: Como usar o Bevel Weight

Na última semana estive trabalhando arduamente na atualização do Blender 3D Guia do Usuário para contemplar a versão 2.50 do Blender, que chegou em estágio beta. O processo está fluindo muito bem e já tenho quase 50% do livro totalmente convertido para nova interface. Além de refazer a captura de todas as imagens do livro, estou adicionando partes específicas que são novas no Blender 2.50 como os novos sistemas de física, animação e modelagem. Mas, ainda existem alguns elementos pontuais do Blender 2.49 que não funcionam muito bem nessa versão. Um desses elementos é a propriedade Bevel Weight que ajuda no controle das arestas que recebem o chanfro do modificador Bevel.

Depois de pesquisa pelas minhas anotações que vejo reunindo exatamente para esse estágio da atualização do guia do usuário, encontrei uma solução interessante para as pessoas que pretendem usar esse modificador. A ferramenta está presente sim no Blender 2.50 Beta, mas por algum motivo ela só pode ser acessada usando Python.

Caso você precise dessa ferramenta, encontrei um pequeno Script em Python que adiciona a função junto dos Addons do Blender 2.50, e que pode ser executada diretamente da janela de texto do software também. O script pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço, e abaixo podemos conferir um vídeo que mostra o funcionamento do Bevel Weight no Blender 2.50:

Como o estágio do software ainda é Beta, muito provavelmente teremos uma versão desse script ou então uma maneira de acessar o Bevel Weight pela interface do Blender. Se você precisar usar esse tipo de ferramenta para criar chanfros em modelos 3d, recomendo usar o script enquanto não temos uma solução oficial.

Esse é apenas um exemplo de ferramenta que ainda está oculta, mas não deixa a experiência com a nova interface do Blender 2.50 menos interessante. Acredito que em mais uma semana o grosso do Guia do Usuário deve estar atualizado e já em processo de revisão. As experiências com o Alpha ajudam bastante nessa transição, mas é sempre um desafio tentar encontrar pequenos detalhes que são abordados no livro mas que não foram testados antes.

Se você quiser acompanhar o processo de atualização do livro, recomendo seguir o meu Twitter. Estou postando o progresso da atualização do livro lá.

2017-04-11T10:27:19+00:00 By |Blender 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Cleiton André 03/08/2010 em 10:14 pm

    Olá, Allan Brito!

    Gosto muito de seus vídeos tutoriais. Aprendo muito com eles. Você sabe passar, realmente, o que queremos e precisamos aprender.

    Ainda não comprei seu livro e agora com essa atualização do seu Guia do Usuário Blender para a versão 2.50, está prometendo. Vou esperar por esta atualização.

    Se suas vídeo aulas são ótimas imagine o livro?!

    Um abraço e sucesso.

    Gostei de sua palestra sobre o Blender que se encontra no Youtube. Parabéns.

  2. hellen 11/08/2010 em 3:05 pm

    Eu ñ sei mecher nesse “blender”
    ñ sei vazer nadaaaaa…mesmo!!!
    alguem pode me ajudar???

  3. Emilio 23/02/2011 em 11:16 pm

    Allan,

    baixei o script no local indicado, joguei no bloco de notas e salvei como bevel.py, joguei o aquivo no addons… enfim fiz conforme indicado no tutorial só que não funciona. tenho q compilar o arquivo? baixei o python e tentei, só q não encontra o modulo bpy. Você poderia me mandar o aquivo já compilado p/ q eu possa jogar no addons, já estou ralando ha alguns dias p/ resolver isso e estou ainda perdido, abraço,

    Emilio

  4. Alexander Santos 30/03/2012 em 8:27 am

    Olá Allan,

    Este script não funciona para a versão 2.62 do blender?

    Obrigado!

    Alex

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