O SketchUp é uma ferramenta fantástica tanto para usuários iniciantes, devido a facilidade com que é possível criar modelos 3d nele, como para os usuários avançados que encontram vasta gama de recursos para criar maquetes eletrônicas. Mas, nem sempre é possível trabalhar com determinados tipos de elementos 3d, ou mesmo exportar material do SketchUp para outros softwares com o objetivo de integrar os objetos em animações ou jogos. Para os mais variados propósitos existem os plugins para o SketchUp que ajudam a adicionar novas funções e atalhos para a modelagem.

Para usar esse tipo de plugin no SketchUp é necessário aprender o funcionamento e função da ferramentas, mas antes de qualquer coisa precisamos encontrar esse plugin. Como essa pode ser a parte mais difícil, podemos recorrer a listas de plugins que ajudam na modelagem e criação 3d como a publicada pelo usuário Jim do SketchUcation, local em que a maioria desses plugins é divulgada.

A lista de plugins para o SketchUp pode ser conferida nesse endereço, e para fazer o download de vários deles é necessário ser usuário registrado no SketchUcation.

SketchUp

A variedade e utilidade dos plugins são inquestionáveis, sendo que vários desses plugins já foram abordados aqui no blog em artigos passados devido a sua utilidade. Depois de fazer uma análise na lista você vai perceber que o usuário TIG é um dos que tem a maior quantidade de plugins com sua autoria. Por exemplo, podemos destacar entre eles:

  • Roof (Para telhados)
  • Extrude edges by rails (Para criar corrimão, calçadas e outros modelos com perfil)
  • DoorTool (Para trabalhar com portas)
  • Window Tools (Janelas)
  • Sunposition (Posicionar o sol para calcular sombras)

Como seria demais reproduzir a lista aqui, recomendo abrir aos poucos cada um dos links na página e avalizar a utilidade de cada uma das ferramentas.

O processo de instalação desses plugins é geralmente o mesmo, envolvendo a cópia dos arquivos na pasta de plugins do SketchUp. Depois de feito isso um menu chamado Plugins deve aparecer na interface do software, deixando amostra o acesso a ferramenta adicionada. É sempre importante fazer uma seleção criteriosa dos plugins que são instalados no SketchUp, pois o excesso de extras acaba tendo o efeito contrário deixando o SketchUp até mais lento, principalmente ao realizar operações complexas.