A modelagem 3d em softwares especializados admite diversas abordagens e parâmetros que englobam a parte artística da criação e também os mais técnicos. Em termos de pesquisa e criação de procedimentos para modelagem a criação baseada em técnica é a mais simples de aprender, portanto a mais acessível também para a maioria dos usuários. Já tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas que simplesmente não conseguem criar nada usando ferramentas como o ZBrush ou Mudbox, mas são extremamente eficientes com modelagem poligonal. No que se refere a modelagem técnica, a mais comum e estudada é a chamada modelagem poligonal e suas diversas vertentes.

Nas minhas aulas sobre modelagem técnica sempre tento mostrar os procedimentos e técnicas de organização da topologia dos modelos, para permitir a criação dos mais diversos tipos de geometria. Para conseguir isso reuni muita informação sobre organização de topologia, fazendo diagramas e anotações. Mas, sempre é possível localizar mais material novo sobre modelagem 3d técnica. Essa semana encontrei mais uma excelente referência sobre modelagem 3d técnica que aborda a criação de estruturas em curva de 90 graus.

A imagem abaixo mostra bem a estrutura do diagrama:

modelagem-3d-tecnica-diagrama.jpg

O material foi criado usando Flash e se altera quando clicamos na estrutura desejada. Para visualizar o diagrama de modelagem 3d técnica, visite esse link.

As estruturas estão dividias em três grupos:

  • Cross Hatch: Tipo de estrutura em que a organização das arestas determina a suavidade.
  • Tube: Aqui os loops seguem o formato do modelo 3d, ficando a suavização por conta da adição e posicionamento dos loops.
  • Edge Weight: O controle é feito com base na suavização da malha usando modificadores e o parâmetro Edge Weight. Esse parâmetro é muito usado junto com o Bevel.

Esse tipo de diagrama com diversas opções para criação de topologia pode parecer desnecessário para quem já tem muita experiência em modelagem 3d, mas não subestime o potencial dele em resolver problemas de topologia. Ao tentar seguir os exemplos mostrados nas imagens, podemos aprender novas maneiras de criar em 3d e ajudar nos momentos em que precisamos tomar decisões para construir determinado modelo 3d.

Para os usuários iniciantes, a recomendação é tentar reproduzir todos os elementos apresentados e aos mais experientes, recomendo analisar com atenção a estrutura de cada um dos exemplos. Quem sabe tem um deles que você nunca teve a oportunidade de elaborar.