A criação de uma animação 3d passa por diversos estágios, sendo que um dos mais importantes e que não tem relação direta com a produção visual é a sonorização. Uma animação por mais bem produzida que seja, fica sem vida com a ausência de efeitos sonoros que possam contextualizar as ações, ou até mesmo enfatizar partes específicas da ação. Para conseguir sonorizar uma animação 3d os produtores desse tipo de material passam por dois desafios que são a localização de sons próprios para cada ação, e depois a sincronização desse material com a animação. No caso de vozes para atores, o processo é o inverso, em que primeiro as vozes são gravadas e a animação é feito com base nessa narração.

Para conseguir efeitos únicos em projetos de animação, o recomendado é gravar sons do mundo real e aplicar esse material na animação. Mas, até mesmo na parte de sonoplastia da produção poderemos contar no futuro com ajuda de algoritmos de sintetização automatizados. Na última Siggraph realizada algumas semanas atrás, foi apresentada uma pesquisa chamada “Rigid-Body Fracture Sound” que mostra um procedimento para gerar sons oriundos de animação procedural do tipo Rigid Body de maneira automática.

Esse tipo de animação é usada com frequência para simular objetos que sofrem ação da gravidade e colisões entre eles, criando algo muito próximo do mundo real. O algoritmo foi empregado para gerar sons de impacto e fragmentação nesse tipo de animação. O vídeo abaixo é uma demonstração do que a pesquisa pode gerar:

Só para lembrar que todos os sons apresentados no vídeo foram gerados de maneira automática! Nenhum software de composição ou arquivos de áudio foram usados no procedimento. Mesmo sendo um tipo de som simples de gerar, esse tipo de ferramenta pode evoluir para algo mais sofisticado que consiga criar marcações e sons para elementos simples como colisões e deformações baseadas na natureza dos materiais.

Para alguns projetos o software até ajuda, mas não substitui um bom diretor e animador que precisa enfatizar partes do movimento usando sons, com um pouco de exagero ou sons estilizados. Se você quiser fazer o download do arquivo PDF com a pesquisa completa, visite o endereço indicado.