Tutoriais sobre animação e efeitos com Softimage ICE

Uma ferramenta que aparentemente seria esquecida no meio do vasto leque de softwares mantidos pela Autodesk é o Softimage, que depois de ser adquirido pela empresa levou vários usuários ao desespero. Ainda lembro-me de encontrar mensagens em fóruns especializados em que pessoas colocavam em cheque os esforços para se especializar na ferramenta, pois temiam que o foco da Autodesk ficasse direcionado para a dupla 3dsmax e Maya.

Para a alegria de muitos desses usuários esse esquecimento não se concretizou, e o Softimage aparece como uma das opções mais avançadas em termos de efeitos e dinâmica. O módulo ICE traz uma gama incrível de ferramentas e opções baseadas em sistemas de nós. Esse é um sistema semelhante ao que temos em vários softwares hoje em dia, e que permite criar elementos de grande complexidade.

Um desses exemplos é o sistema de física Lagoa Multiphysics que mostrei aqui no blog, usando o Softimage para gerar os efeitos e animações baseadas em física.

Se você tem curiosidade em aprender o funcionamento dessa ferramenta, encontrei vários tutoriais em vídeo gratuitos que podem ajudar a ter uma idéia melhor sobre o funcionamento do Softimage. Os vídeos estão hospedados no próprio web site da Autodesk e foram produzidos pelo pessoal da Digital Tutors com o Softimage 2011.

tutoriais-softimage-ice-2011.jpg

No total são dezesseis vídeos com os seguintes títulos:

  • Introdução ao Softimage 2011
  • Criando projetos e simulações simples com o Softimage ICE
  • Adicionando forças aleatórias na simulação com ICE
  • Usando partículas volumétricas e nós de densidade
  • Usando texturas para controlar a densidade de partículas
  • Entendendo a importância do tamanho das partículas e sua densidade
  • Criando uma chaminé (2 partes)
  • Usando o ICE para criar nuvens
  • Renderizando nuvens realistas (3 partes)
  • Controlando o render no Softimage
  • Renderizando chamas e fogo no Softimage (3 partes)

O material é de excelente qualidade e pode ajudar muitos artistas que tem interesse em aprender o funcionamento dessa ferramenta. Aproveite que as licenças educacionais para softwares da linha 2011 foram estendidas para 13 meses. Portanto, estudantes inscritos e aprovados no programa educacional da Autodesk podem fazer o download do Softimage 2011 para fins educacionais de maneira gratuita.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutoriais sobre animação e efeitos com Softimage ICE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *