O processo de criação e configuração de animações em softwares 3d é fundamental para qualquer artista que queira fazer a migração das imagens estáticas para atribuir vida aos modelos 3d. Como primeiro passo para começar a trabalhar com animações você precisa necessariamente saber como adicionar keyframes no software de animação. Já comentei aqui que estou reformulando o meu material para minhas aulas sobre Maya, e encontrei um vídeo interessante e extremamente simples sobre animação. Ele mostra como adicionar keyframes na interface do Maya 2011 para gerar animações. O objetivo é criar a famosa animação de uma bola usando o princípio do Squatch and Stretch da animação.

A qualidade do vídeo não está das melhores, mas para esse tipo de animação é mais que suficiente:

Como funciona esse tipo de animação? No vídeo o autor mostra que a tecla usada para adicionar quadros-chave em animação com o Maya é a S. O procedimento é bem parecido com o que estamos acostumados a usar em softwares como 3dsmax e Blender. Com a barra de animação na parte inferior da interface podemos alterar o frame desejado, e fazer transformações nos objetos que devem ser animados. Quando esses objetos estiverem posicionados e alterados, pressionamos a tecla S e um keyframe será adicionado.

Ao fazer esse processo várias vezes o resultado será uma animação com várias posições e transformações na esfera, simulando de maneira simples o movimento que poderia ser gerado usando ferramentas de simulação física. Esse tipo de recurso é fundamental para qualquer artista que queira começar a trabalhar com animação no Maya.

O vídeo foi gravado usando o Maya 2011, mas o atalho de teclado usado funciona da mesma forma em versões anteriores do Maya.

Para fixar ainda mais esse conhecimento é recomendável fazer outros tipos de animação e deformação em objetos, tentando sincronizar os movimentos dos modelos 3d e adicionando novos keyframes. Além desse tipo de transformação é possível usar o editor de atributos do Maya para fazer animações baseadas em valores numéricos, que permitem realizar animações mais interessantes com valores de iluminação e materiais.

Se você está aprendendo a usar o Maya, recomendo tentar seguir os passos mostrados no vídeo.