Animação 3d com Maya

O processo de criação e configuração de animações em softwares 3d é fundamental para qualquer artista que queira fazer a migração das imagens estáticas para atribuir vida aos modelos 3d. Como primeiro passo para começar a trabalhar com animações você precisa necessariamente saber como adicionar keyframes no software de animação. Já comentei aqui que estou reformulando o meu material para minhas aulas sobre Maya, e encontrei um vídeo interessante e extremamente simples sobre animação. Ele mostra como adicionar keyframes na interface do Maya 2011 para gerar animações. O objetivo é criar a famosa animação de uma bola usando o princípio do Squatch and Stretch da animação.

A qualidade do vídeo não está das melhores, mas para esse tipo de animação é mais que suficiente:

Como funciona esse tipo de animação? No vídeo o autor mostra que a tecla usada para adicionar quadros-chave em animação com o Maya é a S. O procedimento é bem parecido com o que estamos acostumados a usar em softwares como 3dsmax e Blender. Com a barra de animação na parte inferior da interface podemos alterar o frame desejado, e fazer transformações nos objetos que devem ser animados. Quando esses objetos estiverem posicionados e alterados, pressionamos a tecla S e um keyframe será adicionado.

Ao fazer esse processo várias vezes o resultado será uma animação com várias posições e transformações na esfera, simulando de maneira simples o movimento que poderia ser gerado usando ferramentas de simulação física. Esse tipo de recurso é fundamental para qualquer artista que queira começar a trabalhar com animação no Maya.

O vídeo foi gravado usando o Maya 2011, mas o atalho de teclado usado funciona da mesma forma em versões anteriores do Maya.

Para fixar ainda mais esse conhecimento é recomendável fazer outros tipos de animação e deformação em objetos, tentando sincronizar os movimentos dos modelos 3d e adicionando novos keyframes. Além desse tipo de transformação é possível usar o editor de atributos do Maya para fazer animações baseadas em valores numéricos, que permitem realizar animações mais interessantes com valores de iluminação e materiais.

Se você está aprendendo a usar o Maya, recomendo tentar seguir os passos mostrados no vídeo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Animação 3d com Maya”

  1. Oi Allan, minha pergunta e bem simples, quero aprender a criar com maya, qual o primeiro passo…Valeu.

  2. Baxei o prog Maya 2012 mais nao tenho noçao de como trabalhar com ele gostaria de algumas dicas como importar,realizar ums trabalho tem um video explicativo? ficaria grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *