Um dos sistemas especializados em renderização de partículas e animação mais poderosos para o 3dsmax acabou de ganhar uma atualização. O Krakatoa está agora na sua versão 1.6 e continua sendo uma referência no render de efeitos e partículas para o 3dsmax. Como forma de divulgar e promover o uso da ferramenta, a empresa responsável pelo seu desenvolvimento criou uma série de três tutoriais em vídeo que mostram um pouco do seu funcionamento. Para os curiosos sobre o 3dsmax, essa é uma excelente e rara oportunidade de conhecer o funcionamento do Krakatoa. Até hoje foram pouquíssimos os tutoriais que encontrei sobre a ferramenta.

Os vídeos mostram como converter um modelo 3d em partículas e adicionar diversos efeitos diretamente da interface do 3dsmax. Mas, afinal o que o Krakatoa pode fazer? Antes de assistir aos tutoriais, você pode conhecer um pouco mais sobre o render nesse pequeno vídeo que mostra testes renderizados com o Krakatoa.

Isso mostra um pouco do que é possível fazer com o render, deixando animações simples de partículas muito mais interessantes.

Agora, os tutoriais sobre como configurar o render no Krakatoa 1.6 e 3dsmax 2010.

No total são três vídeos que perfazem quase trinta minutos de material instrucional. Essa é uma oportunidade rara, pois é até difícil de encontrar livros ou cursos que ensinem a usar o Krakatoa.

Além do fato de ensinar o funcionamento da ferramenta, você pode fazer o download do renderizador de maneira gratuira. Sim, o Krakatoa agora dispõe de uma versão gratuita que permite renderizar vídeos e imagens na largura máxima de 480 pixels sem nenhuma marca d’água. O download gratuito do Krakatoa 1.6 pode ser realizado nesse endereço.

Mesmo que você não tenha pretensões de comprar o software para uso profissional, sempre é interessante estudar e aprender um novo recurso, principalmente em ares relacionadas com efeitos especiais como é o caso das partículas animadas. Junto com o Particle Flow ou Thinking Particles, o Krakatoa compõe o conjunto de opções mais poderosas para renderizar e animar partículas no 3dsmax. É por isso que muitos dos comerciais e efeitos em filmes gerados com partículas usam o Krakatoa no render.