Na modelagem 3d baseada em polígonos é necessário cuidado especial na organização de diversos aspectos do modelo 3d. Por exemplo, os artistas devem tomar cuidado com a organização e disposição dos edge loops, para deixar o arranjo das arestas composto de maneira a facilitar futuras atualizações no modelo. Outro ponto importante nessa área é o controle do direcionamento das chamadas normais das faces. Essas são características das faces dos polígonos em 3d que determinam a área visível das superfícies. A falta de controle desse tipo de propriedade pode gerar pequenos defeitos na modelagem, principalmente na suavização do modelo ou em animações procedurais.

Em softwares como o Maya é possível usar um menu especial apenas para controlar a orientação das normais nas faces de modelos 3d. Para quem nunca teve a oportunidade de trabalhar com esse tipo de modelagem no Maya, o vídeo abaixo é uma excelente referência para quem quiser aprender.

No Maya as normais podem ser exibidas usando o menu Display que controla a visualização de diversos objetos e propriedades na Viewport. Na área dos polígonos existe uma opção chamada Face Normals que aciona a exibição das normais, que são representadas por linhas perpendiculares que se projetam diretamente das faces dos modelos 3d.

Os controles dedicados para editar e alterar a maneira com que as normais são exibidas ficam disponíveis quando alteramos o Shelf para a opção Polygon. Quando isso é feito teremos acesso ao menu Normals que agrega todas as principais opções de edição, como o Reverse que inverte as normais de qualquer face que esteja selecionada.

Em outros softwares 3d os ajustes e controles relacionados com as normais das faces estão em lugares diferentes, mas a sua importância é a mesma. Na modelagem baseada em polígonos o controle desse tipo de propriedade é de fundamental importância para corrigir problemas de visualização e suavização em modelos 3d. Geralmente quando acontecem problemas como pequenas manchas nos modelos 3d, o motivo é o alinhamento errado das normais.

Como estou montando minhas aulas sobre Maya novamente, esse tipo de tutorial é de fundamental importância para complementar as explicações em sala e agregar material suficiente para que os alunos possam praticar em casa.