Animando cápsulas de bala com o 3dsmax e Photoshop

As animações baseadas em física como as criadas usando sistemas de Rigid Body são sempre interessantes de trabalhar, e principalmente de exibir em sala de aula. Para meus alunos que não trabalham ainda com deformações e animações com hierarquias, o uso de sistemas baseados em Rigid Bodies é o passo mais simples para conseguir criar animações de teste, pois tudo que é preciso é configurar os objetos e ajustar as forças do ambiente. Nesse caso a única força necessária é a gravidade. Mas, as animações de Rigid Body podem ajudar em muito a criar simulações com objetos como os do vídeo abaixo.

Esse vídeo mostra uma animação gerada no 3dsmax, usando o Rigid Body do Reactor para controlar os impactos das cápsulas das balas na superfície. Além dos impactos, podemos verificar também a criação de um sistema de partículas que simula muito bem a fumaça residual gerada pelos disparos das balas, que nessa animação não aparecem.

Você gostaria de criar essa animação?

O autor desse vídeo preparou um detalhado tutorial com o procedimento completo desde a modelagem até a animação, mostrando o que é preciso para gerar esse tipo de animação. Para quem nunca usou o Reactor para animações como essa, ficando apenas nas simulações e testes isolados, pode ser a oportunidade de aproveitar os Rigid Bodies para trabalhar com algo mais direcionado.

(Tutorial em 12 partes)

Nas partículas será necessário trabalhar com a simulação de fumaça, que pode ajudar em muito outros tipos de projetos. Durante a parte de preparação da animação, o autor acaba passando várias dicas sobre os procedimentos usados para criar o ambiente, incluindo a modelagem dos objetos usados para a animação que são as cápsulas de bala.

Mesmo que você não seja usuário do 3dsmax, recomendo assistir ao tutorial para entender o procedimento. Com o processo bem definido, a adaptação da técnica para outros softwares é relativamente simples. A única coisa que você vai precisar é trabalhar com a modelagem em outros softwares, e conhecer o funcionamento dos sistemas de Rigid Body e partículas. A simulação de fumaça pode ser um pouco complicada, dependendo da ferramenta escolhida. Mas, assim como nos Rigid Bodies a grande maioria oferece ferramentas dedicadas para isso em softwares como Blender ou Maya.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *