O SketchUp é uma ferramenta destinada a criar elementos gráficos para o Google Earth, mas devido a facilidade com que podemos elaborar objetos puramente geométricos, o software acaba sendo usado para representar projetos e modelos 3d para arquitetura. Nos projetos mais simples, ou que demandam apenas auxílio no desenvolvimento da parte plástica do projeto, o SketchUp acaba sendo mais que suficiente. Mas, quando a coisa acaba ficando mais séria, precisamos fazer uma abordagem com foco em opções avançadas do SketchUp. Apesar de não parecer, podemos aproveitar diversas “jóias” para produtividade no SketchUp.

Já faz aproximadamente uma semana que estou lendo a apostila de SketchUp Pro avançado, que o pessoal da Rede VectorPro gentilmente me enviou para análise. Hoje pela manhã consegui terminar a leitura do material, que seguem o mesmo padrão de qualidade do livro SketchUp passo a passo do João Gaspar. Se você gostou o livro, existe uma grande chance de gostar desse material também.

SketchUp Pro apostila

Quais as diferenças entre esse material e o livro?

Para quem não conhece a diferença entre o SketchUp e o SketchUp Pro, podemos resumir essa diferença na ausência de recursos e opções na versão gratuita do software. No caso do SketchUp, podemos listar o software auxiliar chamado de LayOut que gera pranchas preparadas para impressão, e facilidades como a possibilidade de importar nativamente arquivos no formato DWG.

Essa apostila tem o foco direcionado exatamente para esse tipo de ferramenta. Outro ponto importante, é que ela complementa um assunto que não é abordado no livro SketchUp passo a passo que é a parte sobre plugins e scripts para o SketchUp. Um dos primeiros capítulos do material é totalmente dedicado a esse tipo de recurso.

Aqui está uma lista com os títulos dos capítulos do material:

  1. Visualização, modelagem e texturização avançadas
  2. Técnicas avançadas de organização e produtividade
  3. Como usar os plugins mais famosos para SketchUp
  4. Ferramentas bádicas do SketchUp LayOut
  5. Como criar viewports e apresentar com o SketchUp LayOut
  6. Interface, menus, paletas e janelas do SketchUp LayOut

Para as pessoas interessadas em aprender mais sobre o SketchUp Pro, usando recursos avançados para apresentar e desenvolver de maneira mais rápida seus projetos, o material é mais que recomendado. Para os residentes em São Paulo, o curso de SketchUp Pro avançado na sede da rede VectorPro talvez seja o complemento ideal para esse material.