Clicky

Sintel disponível para download

Hoje foi um dia histórico para a comunidade de usuários do Blender, pois a aguardado projeto Durian que resultou na animação Sintel foi disponibilizada para download. Sim, depois da estréia para uma pequena platéia na segunda, agora podemos fazer o download da animação resultante de aproximadamente 17 meses de trabalho. Para quem não está lembrado, o projeto Durian foi anunciado pelo Instituto Blender em maio de 2009, e apenas nesse mês de setembro tivemos as projeções com o produto final do projeto.

Como acredito que todos devem estar curiosos para assistir a animação, nada melhor que conferir o projeto no Youtube, evitando a lentidão dos servidores em que os arquivos de vídeo estão hospedados.

Se você quiser fazer o download do vídeo em alta resolução, pode visitar o web site oficial e escolher entre diversas opções de servidores e resoluções. Só devo avisar, que o download está muito lento, resultado da divulgação e ansiedade dos usuários em conhecer o projeto.

O DVD com extras ainda não está pronto, mas assim que o mesmo for finalizado, o pessoal do Instituto deve começar a despachar o box com quatro discos, para os que fizeram a pré-compra do material. Essas pessoas estão listadas como contribuidores do projeto nos créditos. O meu nome está lá!

Quais as minhas impressões sobre Sintel? Tecnicamente o trabalho do Instituto Blender foi fantástico, ainda mais se considerarmos que o Blender usado no projeto foi desenvolvido ao longo do processo de criação. Tudo isso foi feito com uma versão ainda em Beta/Alpha. A primeira impressão é de orgulho e euforia, pois sabemos que todo o potencial do Blender, para produzir esse tipo de material envolvente, está acessível para todas as pessoas. Assim que você vai assistindo mais vezes, percebemos alguns pequenos, eu disse pequenos, problemas na animação, mas nada que comprometa a riqueza da produção. Essa é a sina de quem trabalha vendo animação todo dia, você acaba encontrando problemas até nos comerciais na TV.

Uma coisa que pode ser percebida pelo produto final quando comparamos com os planos originais, é que alguns dos objetivos do projeto Durian não foram alcançados, ou foram alterados, como a criação de um sistema que permitisse trabalhar com animações de multidões. Como o projeto pretendia trabalhar com temas épicos, esse item estava na sua lista de objetivos iniciais.

Se você é um daqueles espectadores que presta atenção em detalhes, deve ter percebido que o pessoal do instituto adicionou várias referências ao Elephants Dream e Big Buck Bunny. Você achou essas referências? Liste nos comentários as suas impressões, e referências.

2017-04-11T10:27:10+00:00 By |Animação, Blender 3D|10 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 Comentários

  1. João Carlos Agostini 01/10/2010 em 10:55 am

    Excepcional, fantástico. Todas as habilidades do Blender esplendidamente mostradas. Sorte nossa.

  2. Asdrubal 01/10/2010 em 1:55 pm

    Histórico mesmo! já estou baixando! uso blender a uns 4 anos, está muito boa a nova versão
    parabens pelo site
    abraço

  3. Still 01/10/2010 em 11:20 pm

    Oi Allan;

    Estava fazendo um post no meu blog e entrei em alguns outros blogs para não escrever alguma coisa que não fosse correta e vi o seu comentário sobre as referências sobre o BBB e o ED, daí, lembrei da cena do Sintel, em que ela está no mercado procurando e acha a fruta. 🙂
    Bom, deixando isso de lado, o trabalho da Blender Foundation ficou excelente!!!

    []’s,

    Still

  4. André Cristiano Ittner 01/10/2010 em 11:25 pm

    Meu nome tbm está nos créditos do filme, gostei muito..

  5. Hamilton 02/10/2010 em 11:17 am

    Ótimo! Estou baixando. Uma dica pra quem quer baixar dos servidores oficiais: baixe pelas torrents, está dando uma quantidade bem alta de seeds.
    Valeu Allan!

  6. Mustis 02/10/2010 em 2:45 pm

    Muito bom, a qualidade da animação e o nível da modelagem e efeitos supreendentes.

    #André Cristiano – Qual foi sua participação no curta?
    Só curiosidade.

  7. Camilo Cunha 02/10/2010 em 4:04 pm

    O filme enquanto filme está sem tensão dramática, começa a envolver, mas finaliza muito mal. Sei que uma produção como essa envolve muito trabalho especializado. Porém, se for só pra mostrar a capacidade do software, melhor fazer clips de 1 minuto, mostrando a força total do software. O Blender já mostrou que tem seu lugar como uma opção gratuita e entre os grandes softwares do mercado. Porém diante do que vi no filme Big Buck Bunny, fiquei decepcionado. Esperava mais. O filme não funciona.

  8. Thiago Alves 02/10/2010 em 9:05 pm

    Adorei o filme – baixei a versão em mp4. A questão técnica não me importa muito. Apenas achei tudo muito óbvio – o final dava pra sacar qual era bem antes.O filme é muito curto.Tem mais tempo de créditos do que de filme.

    Acho que deveriam investir um pouco mais no roteiro.Mas depois de muito tempo curti um trabalho feito com o Blender – fazia tempo mesmo seja ele oficial ou de terceiros.

    Curti..depois pegarei a versão full.

  9. Hamilton 02/10/2010 em 9:50 pm

    Impressionante! Acabei de assistir e realmente, estou sem palavras. Obrigado Allan, André e toda a equipe do Durian Open Movie, além de todos os outros que contribuiram direta ou indiretamente no projeto. WOW!!! 🙂

  10. claudioprv 04/10/2010 em 10:26 pm

    O filme ficou excelente, mostra todo poder do blender, só não gostei foi da estória, muito triste.
    Este filme melhorou demais o blender, um software 3d com todo esse poder e gratuito é um sonho.

    Parabéns a equipe blender e todos que apoiam o projeto.

Deixar Um Comentário