Tutorial de modelagem com Blender: Criando uma almofada

A modelagem de alguns tipos específicos de objetos podem apresentar desafios interessantes para muitos artistas 3d, como é o caso da criação de móveis e objetos para compor cenas destinadas a visualização em arquitetura. Sempre que peço esse tipo de exercício em minhas aulas, os alunos acabam achando que objetos como sofás não oferecem o nível desejado de desafio para criar superfícies em 3d. Mas, quando apresento as imagens de referência e principalmente, os requisitos para completar os exercícios, os mesmos alunos acabam mudando rapidamente de opinião.

Esses tipos de objetos apresentam detalhes que podem fazer a diferença na criação de imagens, como é o caso de coisas simples como a modelagem de poltronas para sofás. Sim, pode parecer um tipo de objeto simples de criar, mas com detalhes como as ranhuras e costuras na superfície do tecido, você pode passar por problemas para criar esses elementos.

Caso o seu objetivo seja praticar a modelagem 3d no Blender, encontrei nesse final de semana um tutorial muito interessante que mostra exatamente como criar esse tipo de objeto. O autor do vídeo usa a técnica da modelagem por polígonos, que é a mais usada no Blender.

Blender Tutorial 3 – Modelling a Cushion from 3D Immortal on Vimeo.

No vídeo são feitas diversas referências para ferramentas do Cinema 4D e 3dsmax, pois o artista está tentando produzir um guia para pessoas que gostariam de migrar dessas ferramentas para o Blender. Isso pode até ser uma excelente oportunidade para que pessoas sem conhecimento do Blender, possam comparar o funcionamento de algumas ferramentas, principalmente do Cinema 4D.

O processo é bem simples e consiste na criação de um volume inicial que serve como base para a forma da almofada. Como é de costume para esse tipo de projeto, o autor usa uma fotografia que pode muito bem ser referenciada de mecanismos de busca como o próprio Google.

O diferencial para o tutorial é a existência do pequeno detalhe da costura que circunda a almofada, e que dependendo da iluminação aplicada sobre o modelo 3d, acaba atribuindo um efeito de realismo muito bom na cena. Uma almofada no sofá sem esse tipo de detalhe retira boa parte do efeito.

O mais legal é que as técnicas usadas podem ser reproduzidas sem maiores problemas, até mesmo por usuários sem experiência.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial de modelagem com Blender: Criando uma almofada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *