A produção do projeto Durian que deu origem a animação Sintel totalmente produzida usando o Blender, só foi possível graças aos usuários que acreditaram no projeto e compraram o DVD da animação ainda na fase de planejamento. Isso mesmo, as pessoas compraram o DVD, estou incluso nesse grupo, antes mesmo do projeto iniciar. Com a promessa de receber ao final do processo toda a animação e um apanhado generoso de extras com tutoriais e dicas, criadas pela própria equipe. A boa notícia para todos que estão ansiosamente aguardando pelo DVD é que os mesmos foram finalizados e o processo de reprodução já começou!

Se você estava preso dentro de uma mina nas últimas semanas, e não assistiu ainda a animação Sintel, pode fazer isso agora mesmo usando o vídeo abaixo:

Mas, como devem ser esses tutoriais? Para as pessoas que já tiveram oportunidade de adquirir os DVDs dos projetos Open Movie do Instituto Blender, a qualidade e tipo do material deve ser muito parecido. Os artistas envolvidos na produção colocam a mão na massa, e mostram algumas das técnicas que eles usaram para criar elementos para o projeto. Uma maneira de saber como os extras devem ser apresentados nos discos, é com os dois vídeos que são uma amostra do que podemos esperar no material final.

O primeiro vídeo mostra como Angela Guenette trabalhou a animação facial da personagem título da animação. Já no segundo vídeo temos Colin Levy ensinando um pouco de composição e render com o Blender.

Os dois vídeos são curtos comparados ao que podemos esperar no produto final, que tem nada mais que quatro discos! Mesmo que você não tenha condições de adquirir o DVD, o material deve ser disponibilizado para download depois de algumas semanas, pois tudo é licenciado em creative commons. A liberdade é tamanha que os personagens e materiais das animações podem até mesmo ser usadas para projetos comerciais.

Claro que o melhor mesmo é comprar uma cópia do DVD, para ajudar a financiar futuros projetos do Instituto Blender. Lembre que o Blender é gratuito, mas precisamos financiar a mão de obra responsável pelas produções. Agora é só ter um pouco mais de paciência e aguardar pela chegada dos DVDs.