A Autodesk anunciou hoje a disponibilidade imediata para download do AutoCAD 2011 para o Mac OS X, que era o lançamento mais aguardado para a plataforma da maçã, entre os usuários do sistema que trabalham com arquitetura e engenharia. Mesmo já contando com diversas opções igualmente poderosas e capazes de dar suporte ao desenvolvimento de projetos e desenho técnico como o VectorWorks e ArchiCAD, o nome AutoCAD ainda é muito associado ao desenho assistido por computador, conhecido pelo acrônimo em inglês CAD. Já faz algumas semanas que as primeiras notícias sobre o lançamento do AutoCAD 2011 para Mac já estava circulando na internet. O software já pode ser copiado pelos usuários interessados na página do AutoCAD 2011 para Mac.

Como ficou a interface do AutoCAD para Mac? Quem já está acostumado com o AutoCAD na plataforma Windows não deve encontrar grandes dificuldades para trabalhar na versão Mac. O vídeo abaixo mostra muito bem o funcionamento básico da interface:

Junto com o AutoCAD 2011 para Mac, também podemos fazer o download gratuito do AutoCAD WS para iOS que permite visualizar arquivos DWG em dispositivos móveis da Apple como o iPhone, iPad e iPods. O recomendado é usar um iPad pela facilidade de trabalhar com telas maiores.

Como fazer o download gratuito do AutoCAD 2011 para Mac?

A política de incentivo ao uso dos seus aplicativos por acadêmicos e estudantes, fez a Autodesk liberar de imediato o download gratuito do AutoCAD na sua área educacional. O funcionamento é bem simples: estudantes e professores podem se cadastrar no site, e ter acesso a licenças educacionais dos softwares para uso não comercial. É uma versão trial? Não! Com o AutoCAD 2011 para Mac mesmo a licença é válida por três anos. Sim, você pode usar o software na faculdade ou curso técnico por três anos de maneira totalmente gratuita.

Eu mesmo já fiz o download da minha cópia do AutoCAD 2011 para Mac, e a mesma é válida até 2013. O mesmo se aplica em softwares como o 3dsmax, Maya e outros. O prazo das licenças pode variar, mas geralmente é de um ano.

Os usuários que tenham computadores mais antigos da Apple podem encontrar uma dificuldade ao instalar o AutoCAD, devido a exigência de aceleração por GPU. Sim, você precisa ter um computador com placa compatível. Quem deve sofrer com isso são os usuários de Macbooks mais antigos com GPU integrada da Intel.