Os assuntos relacionados com animação estão em evidência aqui no blog nesses últimos dias, devido uma série de artigos interessantes que tenho encontrado pela web. Hoje vou recomendar a leitura de outro desses artigos que aborda um elemento bem trabalhoso de criar, para as pessoas que não tem o conhecimento das ferramentas necessárias para ajustar o movimento de esteiras. Sim, aquelas esteiras que encontramos em tanques de guerra e também tratores pode apresentar um bom desafio para qualquer animador, mesmo os mais experientes. O problema todo reside na adaptação e deformação que as esteiras recebem durante a sua animação, sem que o conjunto todo perca o movimento.

O tutorial está divido em seis partes, mostrando o processo completo de configuração de esteiras no 3dsmax.

anima-tanque-3dsmax.jpg

Um modelo básico é usado para começar o projeto, criado no 3dsmax 9, para servir como referência para o tutorial. No processo você aprenderá a:

  • Criar rodas que tem sua rotação automatizada;
  • Esteiras que também deslizam pelas superfícies de maneira automática;
  • Cálculo de posicionamento e orientação para as esteiras;
  • Sistema de controle do canhão do tanque.

O segredo para o controle dos objetos que compõe a esteira é o uso do campo de força do 3dsmax chamado de Conform. O funcionamento desse campo de força (space warp) é bem simples, e consiste no deslocamento dos vértices do objeto alvo, empurrando os mesmos até que os vértices encontrem uma superfície alvo. Assim que os vértices encontram a superfície, o resultado é a deformação do modelo como um todo. A técnica é bem parecida com o deslocamento de um tecido sobre uma superfície.

Esse tutorial fica ainda mais interessante para os usuários que nunca tiveram a oportunidade de usar estruturas de ossos ou outros recursos de animação, fora dos exercícios tradicionais que envolvem animação com personagens. O autor do tutorial usa uma mistura de objetos do tipo bones e curvas para conseguir trabalhar as deformações dos objetos. São as curvas que controlam as deformações dos objetos na animação, e adaptam a forma da esteira ao que encontramos na superfície.

Os usuários do Blender podem encontrar uma versão desse mesmo tipo de animação, usando técnicas um pouco diferentes nesse artigo que publiquei já faz certo tempo. O tópico abordado é exatamente o mesmo, animação usando esteiras.