A criação de projetos que envolvem o uso de renderizações do tipo NPR deve receber nos próximos meses uma excelente opção de uso no Blender 2.5, que é a integração com o renderizador chamado de Freestyle. O projeto que envolve a integração com essa ferramenta ainda remonta de um Google Summer of Code de aproximadamente dois anos. No início ainda para a família do Blender 2.4x que posteriormente foi portado para o 2.5, hoje a ferramenta ainda está em fase experimental, mas muito mais estável que nos seus primeiros testes. Agora é até possível começar a arriscar projetos mais complexos esse renderizador com a técnica NPR.

Com esse tipo de técnica o objetivo da imagem é exatamente o oposto do que encontramos no processo de render fotorealista, em que procuramos simular da melhor maneira aspectos relacionados com iluminação e materiais. Com o Freestyle é possível criar efeitos como traços a mão livre e até mesmo linhas estilo cartoon. É o paraíso para quem gosta de estilização.

O procedimento para usar a ferramenta é bem simples, e requer apenas o uso de uma versão especial do Blender já com o render, que pode ser copiada do Graphicall.org. Para esse artigo, estou usando essa versão do Blender.

Depois que você copiar e extrair essa versão do Blender, o próximo passo é modelar ou abrir algum dos seus modelos. Lembre de fazer uma cópia de segurança, caso o modelo usado seja importante. Com o modelo aberto, precisamos apenas localizar na janela Properties a aba chamada de Freestyle e selecionar um dos tipos de controle. Para esse exemplo vamos usar o “Python Scripting Mode” e depois clicar no botão Add Freestyle Module.

npr01.png

Assim poderemos escolher entre diversos estilos de renderização que já acompanham essa versão do Blender.

npr02.png

O último passo é habilitar o Freestyle no campo Post Processing para poder visualizar o resultado na janela de render, e pressionar F12. Se tudo correu bem, você verá o modelo 3d usado como exemplo com o render e o estilo aplicado sobre o mesmo.

npr03.png

Para mostrar apenas as linhas do estilo gerado pelo Freestyle, desabilite a opção Solid na aba Layers que está na aba Render.