Clicky

Atualização sobre Blender 2.5 e Freestyle

A criação de projetos que envolvem o uso de renderizações do tipo NPR deve receber nos próximos meses uma excelente opção de uso no Blender 2.5, que é a integração com o renderizador chamado de Freestyle. O projeto que envolve a integração com essa ferramenta ainda remonta de um Google Summer of Code de aproximadamente dois anos. No início ainda para a família do Blender 2.4x que posteriormente foi portado para o 2.5, hoje a ferramenta ainda está em fase experimental, mas muito mais estável que nos seus primeiros testes. Agora é até possível começar a arriscar projetos mais complexos esse renderizador com a técnica NPR.

Com esse tipo de técnica o objetivo da imagem é exatamente o oposto do que encontramos no processo de render fotorealista, em que procuramos simular da melhor maneira aspectos relacionados com iluminação e materiais. Com o Freestyle é possível criar efeitos como traços a mão livre e até mesmo linhas estilo cartoon. É o paraíso para quem gosta de estilização.

O procedimento para usar a ferramenta é bem simples, e requer apenas o uso de uma versão especial do Blender já com o render, que pode ser copiada do Graphicall.org. Para esse artigo, estou usando essa versão do Blender.

Depois que você copiar e extrair essa versão do Blender, o próximo passo é modelar ou abrir algum dos seus modelos. Lembre de fazer uma cópia de segurança, caso o modelo usado seja importante. Com o modelo aberto, precisamos apenas localizar na janela Properties a aba chamada de Freestyle e selecionar um dos tipos de controle. Para esse exemplo vamos usar o “Python Scripting Mode” e depois clicar no botão Add Freestyle Module.

npr01.png

Assim poderemos escolher entre diversos estilos de renderização que já acompanham essa versão do Blender.

npr02.png

O último passo é habilitar o Freestyle no campo Post Processing para poder visualizar o resultado na janela de render, e pressionar F12. Se tudo correu bem, você verá o modelo 3d usado como exemplo com o render e o estilo aplicado sobre o mesmo.

npr03.png

Para mostrar apenas as linhas do estilo gerado pelo Freestyle, desabilite a opção Solid na aba Layers que está na aba Render.

2017-04-11T10:27:08+00:00 By |Blender 3D|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Uchiha_Madara 25/10/2010 em 9:22 pm

    Muito Bom!!!

  2. Johnny 13/12/2010 em 7:14 pm

    Oi Allan Brito .. então eu tentei baixar essa versão especial do Blender, porém não abriu .. Assim como eu faço pra poder abrir essa versão? ..
    Falo abraço ..

Deixar Um Comentário