Com o advento do Blender 2.5 um sistema diferente do que estávamos acostumados a usar foi criado para gerenciar scripts criados usando Python, permitido que vários desenvolvedores e até mesmo artistas possam criar pequenas rotinas ou até mesmo integrar o Blender com outros softwares. Entre os diversos recursos que estão ausentes para áreas como a representação de projetos para arquitetura, encontramos a análise energética de edificações que é extremamente simples de criar no SketchUp, mas no Blender ainda era um pouco complicada, para não dizer quase impossível.

Quando colocamos essa tarefa nas mãos de usuários menos experientes então, a dificuldade em manipular arquivos de texto com dados científicos sobre aspectos como a iluminação e controle de temperatura, deixam o processo quase isolado.

Isso está para mudar com o surgimento de um Addon para o Blender 2.5 que deve permitir fazer análise energética, iluminação e até mesmo insolação usando apenas ferramentas de código aberto e gratuitas. Esse plugin se chama BlendME e o mesmo ainda não está disponível para download, apenas como demonstração em vídeo criada pelo autor do material.

A análise térmica dos projetos usa como base o EnergyPlus e as informações de luminosidade são calculadas com o Radiance. Ainda temos a possibilidade de trabalhar com cálculos relacionados a dinâmica de fluidos com o OpenFOAM. Para ter uma idéia de como é fácil trabalhar com o Addon, o vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento da análise de insolação de uma pequena edificação, sendo realizada diretamente na interface do Blender 2.5.

O que impressiona no vídeo é que todo o processo é realizado dentro do Blender, sem a necessidade de recorrer a nenhuma ferramenta externa. No painel do Addon podemos encontrar opções para controlar a posição geográfica da edificação e até mesmo a data e dia do ano, para que o caminho do sol na abóbada celeste seja projetada.

No web site do projeto é possível encontrar mais informações sobre o projeto.

Como fazer o download? O autor dessa ferramenta ainda não liberou o download da mesma, devido ao fato da API do Blender ainda estar sendo alterada. Portanto, será necessário aguardar que a mesma esteja estável e sem mudanças, para que o autor do projeto permita o download do script.

Mesmo sem a disponibilidade do BlendME, o simples fato de saber que algo assim já existe é bastante animador!