Clicky

Arquivos da conferência Blender 2010

O mês de outubro foi recheado de eventos importantes para a comunidade de usuários e artistas do Blender. No Brasil tivemos a conferência Blender PRO e na Holanda, a terra natal da Fundação Blender aconteceu a conferência oficial do software, com muitas palestras interessantes e demonstrações de produtos e tecnologias que usam ou aproveitam o Blender. Com o tempo a maioria das palestras e apresentações deve estar disponível em vídeo de maneira totalmente gratuita. Enquanto isso não acontece, podemos aproveitar muitos dos materiais de referência usados nas apresentações como slides e vídeos já dísponíveis para download.

blenderconf-2010.jpg

Para fazer o download do material, que também não está completo, visite esse endereço na página da Fundação Blender.

Para ajudar você a decidir qual seria o material mais interessante para o seu ramo de trabalho, fiz um pequeno resumo de algumas das que já consultei e estudei:

  • Prototyping for game designers in Blender: Essa apresentação mostrou como o Blender pode ser usado para prototipar jogos. Como o processo de criação de interatividade em 3d é bem rápida com os blocos de lógica, a ferramenta ganha bom destaque no processo de game design.
  • Cosmic Sensation: O brasileiro Dalai Felinto participou da conferência apresentando outra aplicação da sua projeção em domos.
  • Integrando controles de toque no Blender 2.5: Os primeiros experimentos para preparar o Blender as interfaces sensíveis ao toque são apresentadas nessa palestra.
  • Using Blender in teaching mathematics: Essa é uma idéia que já funciona muito bem com o SketchUp, que é aproveitar o Blender no ensino de matemática para adolescentes.
  • Topology – in theory and practice: Excelente material do artista Jonathan Williamson explicando o que é topologia e como trabalhar melhor a organização dos polígonos no seu modelo 3d.
  • Blender as a CAD tool in FabLab: Aprenda como usar o Blender em processos de desenhto técnico, aproveitando exemplos de representação mecânica.

Ainda existem outras palestras que não tive a oportunidade de conferir ainda, mas já estou copiando todo o material disponível. Esse ainda não foi o ano em que pude viajar para a conferência, mas quem sabe no próximo ano acabo participando mais da Blender PRO e da Blender Conference.

Aproveitando que o assunto desse artigo é o Blender, aproveite para fazer o download do Blender 2.55 que acabou de ser disponibilizado para download. Ainda é a versão Beta, mas já está com muitos dos problemas corrigidos.

2017-04-11T10:27:07+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Dalai Felinto 04/11/2010 em 11:19 pm

    Grande Allan,
    claro que não poderia deixar de passar aqui e prestigiar a atenção que você sempre tem dedicado a cobertura dos eventos.

    Lembrando que o projeto Digital Library dos também brasilieros Eduardo Damasceno, Daniel Pinheiro Lima e Filipe Dilly também foi apresentado lá.

    Aproveito então para em primeira mão disponibilizar o link para os slides e o arquivo Blender (o arquivo que usamos para o projeto está todo disponibilizado em uma licença CC-NC):

    http://blenderecia.orgfree.com/files/bconf2010/cosmicsensation_blend.zip (2.2 MB)

    http://blenderecia.orgfree.com/files/bconf2010/cosmicsensation_slides.pdf (7.8MB)

    Um grande abraço.

    (fique a vontade para rearranjar a mensagem e substituir os links longs por Slide / Arquivo Blender com os links)

  2. Allan Brito 04/11/2010 em 11:35 pm

    Opa!

    Obrigado Dalai, será de grande ajuda. Assim que forem aparecendo mais arquivos vou atualizando o artigo.

    Já estou fazendo o download!

  3. Fernando 05/11/2010 em 11:56 am

    Olá Allan, obrigado pelos links! Botei a apresentação do “Blender as a CAD tool” para baixar (tem mais de 100 mega) e estou ansioso para ver se já é uma opção prática. Estou entre o Blender e o Freecad (estou até tentando aprender python para ver se faço alguma coisa para ajudar) como opção de projeto no Linux.
    Ah, outra coisa legal que você publicou aí é sobre o Autocad WS, estou fazendo uns tutoriais bem mastigados sobre ele no meu blog.

Deixar Um Comentário