A modelagem de objetos para representar arquitetura é relativamente mais simples,quando comparamos com a complexidade e natureza orgânica da topologia presente em personagens e elementos menos geométricos. Mas, ainda existem áreas da modelagem de cenários e arquitetura que poderiam receber algumas ferramentas para acelerar o processo de criação. Esse é o caso da modelagem de telhados e coberturas. As pessoas que já precisaram modelar telhados em 3D sabem o quanto o cruzamento de águas (termo técnico para os planos dos telhados) pode complicar a forma e geometria do modelo 3D.

Seria muito interessante se tivéssemos uma opção ou ferramenta que pudesse preencher o espaço de maneira automatizada. Os usuários do SketchUp tem mais um excelente plugin a disposição que se propõe a fazer exatamente isso, criar telhados. A ferramenta é o Instant Roof que funciona de maneira muito intuitiva e rápida.

A criação dos telhados é bem rápida e baseada na seleção de faces dentro do próprio SketchUp. As imagens abaixo fazem parte da documentação da ferramenta. Ao selecionar um plano em qualquer objeto, o plugin tenta cobrir o espaço completo com um telhado. Mas, ao remover qualquer aresta da seleção inicial você terá um telhado sem a água correspondente aquele lado da aresta.

A quantidade de estilos de telhado que o Instant Roof disponibiliza para o SketchUp é bem grande, e deve suprir as necessidades da maioria dos arquitetos e projetistas. Agora, a parte mais legal é que o Instant Roof é gratuito, mas pode ser turbinado com mais recursos na versão Pro, vendida no mesmo web site.

Esse é o tipo de ferramenta que deve agradar uma infinidade de artistas que usa o SketchUp, tanto para a parte de arquitetura mesmo como nos casos em que o software é aproveitado em áreas mais voltadas para produção gráfica. Por exemplo, uma das áreas que faz mais uso do SketchUp é a de desenvolvimento de jogos. Sim, muitos artistas e estúdios usam o SketchUp para criar cenários virtuais para jogos, pela facilidade e rapidez com que é possível criar diferentes tipos de edificação.

Espero conseguir concluir a tempo meu projeto de ferramentas para arquitetura no Blender 2.5 usando Python, pois agora fiquei animado em criar algo parecido para o software!