Tutorial 3dsmax e VRay para exteriores

O uso de renderizadores externos e softwares que ajudam a acelerar o processo de representação de projetos é bem comum em arquitetura, principalmente quando o software usado para esse tipo de trabalho é o 3dsmax. Entre os profissionais dessa área é quase uma unanimidade a adoção do VRay como ferramenta de render, devido a facilidade, qualidade e principalmente a qualidade do render obtido no 3dsmax. Mesmo para usuários iniciantes o VRay se mostra bem amigável, com o uso de alguns procedimentos básicos é possível conseguitos resultados satisfatórios, sem o conhecimento profundo das configurações do software.

Ainda acredito que para o trabalho mais profissional, o ideal é entender o funcionamento e parâmetros da ferramenta para conseguir bons resultados, mas isso não se aplica a usuários iniciantes que precisam de resultados de qualidade em pouco tempo. Se você está nessa situação, encontrei um tutorial que pode ser de grande ajuda.

O CG Digest publicou em setembro um pequeno guia sobre como configurar uma cena com iluminação para exteriores no VRay com a descrição sobre como criar uma cena parecida com a da imagem abaixo:

vray-exterior.jpg

Nesse tutorial você vai aprender a:

  • Utilizar o chamado “Linear Workflow” para corrigir as cores e texturas na imagem;
  • Criar uma câmera física do VRay para visualização;
  • Utilizar um VRay Sun para gerar a iluminação que simula a luz do sol;

Depois de adicionar a câmera e o ponto de luz, e tomar cuidado para fazer o ajuste na importação dos elementos para o seu projeto, basta seguir a descrição dos parâmetros existentes no tutorial. O resultado final é bem satisfatório e deve se encaixar na maioria dos projetos. É sempre interessante lembrar que nessa área não existe método que se encaixe totalmente em todos os projetos, pois sempre existem particularidades na escala e também posição da câmera.

Ainda lembre de um esquema de iluminação em anéis que usada muito no 3dsmax, quando não existiam opções de plugins para render como o mental ray. Inclusive tem uma descrição desse tutorial nesse endereço, usando apenas Omnis para iluminação em arquitetura.

O importante é entender o procedimento e conseguir fazer ajustes que se enquadrem no seu projeto. Assim você não fica dependente de nenhum render ou método.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial 3dsmax e VRay para exteriores”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *