O uso da tecnologia BIM é cada vez mais difundida entre os profissionais que trabalham na área de projetos, principalmente os arquitetos e engenheiros. Com o uso desse tipo de tecnologia em ferramentas como o Revit, fica muito mais simples ter controle sobre as fases do projeto e conseguir fazer orçamentos precisos. A integração de informações é um dos pontos principais desse tipo de tecnologia, em que quando criamos elementos como paredes em projetos, é possível atribuir a esse objeto diversas informações como o material que será usado para criar o mesmo no mundo real. Uma das ferramentas próprias para trabalhar com esse tipo de tecnologia na Autodesk é o Revit, que concorre com outras opções como o ArchiCAD e VectorWorks.

Para as pessoas que não tem oportunidade de trabalhar com o Revit devido a impossibilidade de conseguir adquirir uma licença, a oportunidade para usar a tecnologia de maneira gratuita chegou! O projeto Vasari acabou de ser disponibilizado para o público, diretamente dos laboratórios da Autodesk. Mas, o que é esse software? Em poucas palavras, ele é uma versão “light” do Revit, apresentando muitos dos recursos disponíveis para a modelagem volumétrica e análise de projetos em estágios iniciais.

autodesk-vasari.jpg

O vídeo abaixo mostra o software sendo usado para fazer o estudo de uma edificação, usando vários dos seus recursos:

Caso você tenha ficado curioso para testar o projeto Vasari, o software pode ser copiado de maneira totalmente gratuita no endereço indicado no link.

A ferramenta tem como objetivo claro o desenvolvimento de projetos nas suas fases iniciais de criação, em que os arquitetos ou projetistas estão ainda fazendo estudos sobre posicionamento e tamanho de fachadas, e pensando na parte ambiental da edificação. Como formar de começar o trabalho, essa é uma excelente opção. Mas, acredito que o benefício de ter esse tipo de opção de maneira gratuita será por tempo limitado.

Será que uma opção paga, que funciona muito bem com o Revit, mas que perde para ferramenta gratuitas como o SketchUp faria sucesso entre a comunidade de usuários voltados para arquitetura? Acredito que se a ferramenta for oferecida de maneira gratuita, como forma de complemento ao Revit, o sucesso será garantido.

Segundo o web site do projeto, a ferramenta deve ficar disponível de maneira gratuita até maio de 2011.