A revista BlenderArt acabou de ganhar mais uma edição gratuita destinada a divulgar conteúdo de maneira gratuita, sempre envolvendo assuntos relacionados com a computação gráfica 3d e o Blender. A revista é uma das iniciativas mais antigas na comunidade de usuários do Blender para manter uma boa base de tutoriais, e artigos sobre assuntos específicos. Para os que estão começando a trabalhar com o Blender agora, vale uma visita no repositório de números da revista que já abordou os mais variados temas. Já tivemos revistas dedicadas a arquitetura, jogos, design de personagens, animação e muito mais.

A cada nova edição existe um tema escolhido pela equipe e que dessa vez é “Once Upon an Image“, ou em tradução livre “Era uma vez uma imagem”.

blenderart-30.jpg

Essa edição está bem pequena, ficando longe das que já passavam facilmente das 60 páginas. Agora são apenas 30, mas que contam com material bem interessante, principalmente se você quiser criar animações.

Aqui está um sumário com os principais artigos:

  • 7 elementos do enredo em histórias digitais: Aqui você vai aprender um pouco sobre os segredos para criar uma história cativante, que é contada usando meios digitais como é o caso da animação 3d.( 7 Elements of Digital Storytelling)
  • Seu personagem tem sentimento?: Esse é um dos problemas apontados pelos críticos da animação 3d, que faz com que os chamados personagens virtuais não tenham carisma. Quais as características necessárias para passar sentimentos em personagens virtuais? O artigo tenta listar alguns desses pontos. (Does your Character Have any Feelings?)
  • Dominando hierarquias para animação: O título original desse artigo é um tanto quanto confuso, mesmo para quem conhece o assunto. É algo como “The parent inverse and the origin of children” que é algo como o inverso da hierarquia e a origem dos filhos. Apesar desse título, o artigo se mostra muito útil dentro do contexto da criação e controle de animações no Blender, pois aborda o uso de hierarquias de maneira bem detalhada. (The Parent Inverse and the Origin of Children)
  • Configurando a composição de imagens: Esse artigo aborda a configuração de uma composição usando a técnica do terço, em que as partes da tela são divididas em três partes. (Rule of Thirds)

O download da revista é mais que recomendado, principalmente para os usuários do Blender que tem atenção mais que especial do pessoal da revista.